Nem os tamanduás aguentam o ‘calorão’ de Mato Grosso do Sul nesta semana. Água Clara registrou temperatura máxima de 40,1°C, nesta segunda-feira (15), e câmeras flagraram um tamanduá-bandeira tomando aquele banho refrescante para aliviar a alta temperatura.
Os termômetros da cidade registraram o clima mais quente do Estado, ontem (15), e o segundo maior do Brasil, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O registro fofo do animal foi capturado por câmeras de monitoramento na base da MS Florestal, empresa produtora de eucalipto para a indústria de celulose.
No vídeo, o tamanduá chega com calma à poça d’água rasa. Primeiro, ele mergulha o focinho longo e parece beber um pouco de água. Depois, molha a cauda peluda e, por fim, ele se entrega ao banho, deitando-se completamente na ‘piscina natural’. O animal até se coça com as patinhas, num movimento que lembra a forma como os humanos se lavam no chuveiro.
Torres de monitoramento
Segundo a MS Florestal, o flagrante só é possível graças à estrutura implantada pela empresa na região. São 12 torres equipadas com câmeras de alta precisão e inteligência artificial, com alcance de até 30 km.
Esta tecnologia foi inaugurada em maio deste ano e faz parte da Central Integrada de Monitoramento Florestal da empresa. Além disso, os equipamentos funcionam 24 horas por dia para detectar focos de incêndio e proteger não só as áreas de eucalipto e vegetação nativa, mas também a fauna que ali vive.
“Nosso sistema permite uma resposta rápida contra incêndios, mas também ajuda a preservar a vida selvagem. Ver cenas como essa do tamanduá nos lembra o quanto essa tecnologia é essencial para o equilíbrio ambiental”, destaca Wellington Santos, coordenador da Brigada de Incêndio da MS Florestal.
Assista:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)