Pular para o conteúdo
Cotidiano

Frente fria é risco para pessoas em situação de vulnerabilidade social; veja como pedir ajuda

Queda brusca de temperatura expõe pessoas em vulnerabilidade social. Assistência social dispõe de abrigos para indivíduos em situação de rua
Osvaldo Sato -
Abrigo é destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. (Foto: Ilustrativa/Divulgação, SAS)

Com a chegada de nova onda de frio em , a temperatura despencou de 21ºC no final da manhã desta segunda-feira (23) para 12ºC no meio da tarde. O frio deve ainda aumentar durante a noite.

Na madrugada de terça-feira (24), o (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que os termômetros cheguem à mínima de 4ºC na capital sul-mato-grossense.

Quando o frio chega desta forma, pessoas em situação de vulnerabilidade social ficam ainda mais expostas. Em Campo Grande, a assistência social afirma que faz monitoramento constante de pessoas em situação de rua e oferece abrigo aos que precisam e desejam.

Quem encontrar pessoas em situação de rua ou precisando de ajuda devido ao frio, pode entrar em contato pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469. A partir da ligação, equipes assistenciais podem ir até o local e oferecer os serviços da rede municipal.

O Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) afirma que neste período de frio registra aumento de até 50% no número de acolhidos e reforça estoques de cobertores. Além de realizar abordagem 24 horas por dia, pela cidade.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, as pessoas resgatadas são encaminhadas para casas de acolhimento ou o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). A unidade oferece higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil.

Prefeitura mobiliza 30 equipes

A Prefeitura de Campo Grande irá mobilizar 30 equipes de atendimento preventivo e emergencial, de diversas secretarias, para realizarem atendimento à população da Capital. A ação tem, ainda, atendimento especial para pessoas em situação de rua, durante a nova frente fria que atinge a cidade, com previsão de chuva, ventania e geada. 

A ação inclui a Defesa Civil, SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), Sisep (Infraestrutura e Serviços Públicos), Sedes (Segurança e Defesa Social), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Emha (Agência Municipal de Habitação), a Ouvidoria-Geral, entre outras secretarias.

A população pode acionar os serviços municipais por meio da Ouvidoria, pelo número 156, que funciona 24 horas por dia, ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Inverno acolhedor

O ponto de apoio do programa Inverno Acolhedor, localizado no Parque Ayrton Senna, para proteger a população em situação de rua durante a onda de frio, também será reativado a partir desta segunda-feira (23).

O local funcionará das 18h às 6h, e oferece acolhimento, alimentação, colchões, cobertores e atendimento de saúde por meio do Consultório na Rua.

Assim como ocorreu durante as duas últimas frentes frias, o Ponto de Apoio será aberto às 18 horas, oferecendo estrutura e cuidado às pessoas em situação de rua. O acolhimento segue até as 6 horas do dia seguinte. Os acolhidos podem pernoitar no local e, depois disso, serão levados ao Centro POP, onde é oferecido café da manhã para a população em situação de rua.

Os serviços também se estendem aos animais que acompanham os acolhidos. No ponto de acolhimento, eles receberão ração, cobertores, coleiras e comedouros que são entregues pela Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal).

Alerta de geada em MS

A partir desta terça-feira (24), uma forte massa de ar polar avançará sobre o centro-sul do Brasil, reforçando o frio em Mato Grosso do Sul. O avanço desse sistema está associado a um centro de alta pressão sobre o Atlântico Sul e à atuação de uma frente fria que se move lentamente pela faixa central do país.

Conforme o Climatempo, ao longo da semana, a massa de ar polar seguirá presente na região, deixando as temperaturas reduzidas e abaixo da média. Assim, a onda de frio se estenderá de segunda (23) até sexta-feira (27).

O risco de geada é maior para três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, o sul de São Paulo e de também pode registrar finas camadas de gelo ao amanhecer, como influência das condições meteorológicas que atingem o sul do país.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

VÍDEO: Picape fura preferencial e motociclistas são arremessados na Manoel da Costa Lima

Bosque da Paz terá atividades recreativas para crianças e roda de samba neste domingo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Semana política destaca decisões judiciais que livraram ex-governador e confronto público entre vereadores da CPI

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça

Política

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Prefeitos apontam investimentos, tecnologia e desburocratização como fator de impulsão do setor

Cotidiano

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Ação da PRF irá arrecadar fraudas infantis de todos os tamanhos e fraldas geriátricas dos tamanhos P e M até 15 de novembro

Polícia

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

Vítima encontrada morta neste sábado teria aproximadamente 50 anos