Pular para o conteúdo
Cotidiano

Frio congelante exige uso do método cebola com crianças, entenda

Para adaptar a roupa ao clima e à criança, pediatras dão uma dica importante: o método cebola
Priscilla Peres -
Frio volta a atingir MS (Foto: Marcos Morandi, arquivo Midiamax)

enfrenta uma forte frente fria nesta semana, com temperatura de 0°C em algumas cidades. E, se para os adultos é difícil enfrentar o , imagine para as crianças. Os pequenos sentem frio igual, mas nem sempre sabem se expressar e por isso, exigem atenção redobrada.

Médicos pediatras afirmam que crianças sentem frio e assim como os adultos, mas reagem de maneiras diferentes. Nem sempre elas sabem se expressar sobre a temperatura, e pais e responsáveis precisam ficar atentos a alguns sinais.

Crianças com frio costumam apresentar extremidades geladas, como pés e mãos. Os lábios também tendem a ficar roxos, quando a temperatura corporal está muito baixa. Outro cuidado importante é sobre a hidratação, já que a tendência é ingerir menos água quando está frio, e crianças, assim como idosos, podem desidratar muito rápido.

A boa notícia é que, por serem agitadas, tendem a se esquentar mais rápido. Para adaptar a roupa ao clima e à criança, pediatras dão uma dica importante: o método cebola.

Método cebola

Em alusão ao legume, que é formado por camadas, o método defendido por pediatras é justamente o de vestir crianças imitando numa cebola; ou seja, colocar camadas de roupas, de modo que a criança fique aquecida, mas consiga se adaptar ao clima. Por exemplo, é possível colocar uma camiseta, seguida de uma blusa de manga comprida, uma lã e um casaco corta-vento. Tocas, luvas, meias e roupas térmicas também são importantes aliados em dias de muito frio.

Outra dica importante é manter sapatos fechados e quentinhos nos pés, já que as crianças tendem a querer tirar e ficar descalças. Ao Jornal UOL, a médica Rafaella Gato, especialista em pediatria pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), explica o que é a técnica e por que tantos especialistas a recomendam.

“Como não somos um país acostumado a baixas temperaturas, nosso guarda-roupa não está preparado para quedas térmicas severas, como a que aconteceu na última semana. Por isso aconselhamos que os pais, em vez de comprarem novas peças para proteger os filhos do frio, usem diversas roupas para garantir o agasalhamento deles”.

Outro benefício do método cebola é retirar as peças se a temperatura subir ou a criança sentir calor após atividades. Segundo a médica, o ideal é utilizar tecidos não sintéticos, normalmente de algodão ou de uma malha mais macia para vestir as crianças, a fim de evitar alergias e problemas respiratórios.

Frio causa gripe?

Nada mais difundido na sociedade do que a crença de que crianças expostas a algum tipo de friagem ficam doentes. Apesar de ferrenhamente defendida pelos avós, a afirmação não é verdade. Não é o frio que causa gripes e resfriados.

Doenças respiratórias são causadas por vírus. Acontece que, no frio, a tendência é de permanecer em locais fechados, com pouca ventilação de ar, isto é, mais expostos aos vírus.

Outro agravante para as crianças é o contágio, já que elas costumam tossir e espirrar (sem tampar a boca com a mão, por exemplo). E, também, dificilmente lavam as mãos com a frequência necessária ou usam álcool em gel. Essas práticas aumentam a disseminação de vírus em ambientes fechados, ou seja, deixando crianças mais suscetíveis às doenças.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Compras no Centro de Campo Grande

Agosto apresenta 7º resultado positivo no setor de serviços e MS supera média nacional

Morre Militino, militante histórico do PT que se envolveu em briga com ex-governador de MS

Prefeitura de Campo Grande autoriza construção de escola de tempo integral no Jardim Centro-Oeste

Operação da PF no MS mira organização que movimentou R$ 32 milhões em contrabando

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

MT: polícia investiga vazamento do vídeo de noiva na casa de padre

Últimas Notícias

Mundo

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Medida a nível global foi tomada por CEO que assumiu o cargo em setembro

Cotidiano

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Durante o recesso de fim de ano, servidores terão que se revezar entre dois períodos para preservar a prestação dos serviços

Polícia

VÍDEO: Traficante é preso e adolescente apreendido após perseguição em MS

Dupla tentou fugir da polícia e foi perseguida, até que o veículo foi interceptado em frente a uma conveniência

Famosos

Gabi Moura: Quem é a tiktoker brasileira que polemizou no desfile da Victoria’s Secret

Gabi Moura dividiu opiniões ao desfilar no Victoria’s Secret Fashion Show; entenda a situação