Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fundação MS lança plataforma gratuita de pesquisa agrícola com mais de 800 trabalhos

Plataforma reúne relatórios, vídeos, resultados, pesquisas e outras ferramentas importantes para o trabalho do campo
Liana Feitosa -
Ferramenta é recurso para quem trabalha com o campo (Foto: reprodução Internet).

A Fundação MS, instituição de pesquisa agrícola de , lançou uma nova versão de uma plataforma digital gratuita, o Portal de Resultados, que centraliza mais de 800 trabalhos de pesquisa aplicada sobre , milho e outras culturas. 

Com navegação simplificada e recursos visuais interativos, o portal é uma opção de fonte confiável para orientar o planejamento agrícola e melhorar a produtividade no campo.

“Num momento em que o produtor enfrenta desafios na atividade, a Fundação MS entende que a melhor forma de contribuir é disponibilizando, de forma gratuita, toda a informação de qualidade que produzimos”, afirma André Lourenção, pesquisador da instituição.

Possibilidades da ferramenta

Segundo ele, o local reúne relatórios, vídeos, resultados e ferramentas de pesquisa. A nova versão também permite ao usuário visualizar gráficos dinâmicos atualizados automaticamente, assim que os dados de campo são colhidos. 

Isso possibilita a comparação de cultivares, sistemas de manejo, híbridos, épocas de plantio e outros fatores de produção com poucos cliques, inclusive com a possibilidade de fazer o download dos arquivos, imprimir relatórios personalizados, compartilhar gráficos e consultar recomendações técnicas, além de recursos de acessibilidade e usabilidade.

Entre as inovações está o CND (Diagnose de Composição Nutricional), uma ferramenta que organiza os principais dados de cada em relatórios personalizados. Com isso, o produtor ganha agilidade no planejamento e mais assertividade na condução da lavoura.

“Quando colhemos os campos, tanto de milho quanto de soja, o primeiro lugar que os dados vão é para o portal. Em poucos cliques, o produtor já sabe quem produziu mais, quem teve melhor desempenho. É informação no tempo certo para apoiar decisões estratégicas”, pontua Lourenção.

Novidade

Uma das novidades da plataforma é o Tito, o assistente virtual da Fundação MS. O sistema entende perguntas em linguagem natural, interpreta dúvidas e orienta o produtor com base em um acervo robusto de estudos realizados em 14 unidades experimentais da Fundação, espalhadas por diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. 

“Tito conversa com o produtor como se fosse um pesquisador. Ele entende o contexto, direcionando as pessoas, sugere soluções e indica onde estão os dados que comprovam aquela orientação”, finaliza Lourenção.

O Portal de Resultados já está disponível no site da Fundação MS: www.fundacaoms.org.br. Ao acessar o site, basta clicar na aba Portal de Resultados.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Últimas Notícias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio