A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) vai prestar apoio a OSCs (Organizações da Sociedade Civil) para ampliar o acesso a novos parceiros e fortalecer o Terceiro Setor. Durante o 7º Fórum Estadual do tema, nesta sexta-feira (19), o governador Eduardo Riedel afirmou que o Estado tem deve ajudar, inclusive financeiramente, estas entidades.
“A maneira que o Estado tem de ajudar é disponibilizar recurso para as entidades que tenham alinhamento com aquilo que a comunidade precisa, e que o Estado tem por obrigação de realizar”, afirma o governador. Ele destacou que recursos do Executivo e de emendas parlamentares são vitais para o funcionamento das OSCs. “Prestam um grande serviço para a sociedade, nas mais diversas formas”, conclui Eduardo Riedel.
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos e da Superintendência do Terceiro Setor, vinculada à Sead, é responsável por intermediar o contato entre as organizações e o Estado. “Fizemos capacitações em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã e Corumbá para que as entidades tivessem contato direto com a superintendência e os técnicos”, diz a secretária Patrícia Cozollino, da Sead.
Além disso, a secretária destaca que OSCs ficam de fora de editais para repasse de recursos por falta de capacitação técnica dos responsáveis. “Tem entidades muito frágeis em estrutura e que precisavam que a Secretaria, o Governo do Estado, desse esse passo, de verdadeiro suporte”, afirma Patrícia Cozollino.
Inteligência Artificial
O 7º Fórum Estadual do Terceiro Setor neste ano tem objetivo de discutir “Como a IA (Inteligência Artificial) pode ser uma aliada na transformação social e na ampliação do alcance das OSCs (Organizações da Sociedade Civil)?”
Na manhã desta sexta-feira, os debates centram-se no uso da IA na elaboração de projetos de captação de recursos financeiros por meio de governos e da iniciativa privada. O público-alvo do evento são as OSCs da Capital e do interior, além de parlamentares, gestores municipais e a sociedade em geral.
O palestrante da manhã foi o pós-doutor em Novas Tecnologias e Direito e advogado, Raphael Sérgio Rios Chaia Jacob. Em sua fala, ele destacou possibilidades de uso ético da Inteligência Artificial na gestão de projetos sociais. Ao longo do dia, serão realizadas Oficinas Temáticas.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)