O HRMS (Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian) passará por obras de ampliação para aumentar a oferta de leitos, expandir o centro cirúrgico, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e os espaços destinados ao atendimento de casos de alta complexidade. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões Corrêa, nesta sexta-feira (15), em coletiva de imprensa.
Durante a apresentação do projeto, o secretário destacou que os atendimentos de alta complexidade em unidades próprias do Estado devem continuar centralizados no Hospital Regional, que carrega uma trajetória de 30 anos de experiência na área. No entanto, a estrutura atual apresenta sinais de deterioração e não pode ser devidamente reformada, pois isso implicaria no fechamento de leitos, deixando os pacientes desassistidos.
“Se eu fechar o leito, eu deixo alguém no corredor, na maca, eu deixo alguém desassistido. Então, ao invés de construir um outro hospital na cidade ou em algum outro local, o que demandaria todo um período de maturação, de amadurecimento, a ideia foi ‘vamos ampliar esse hospital’”, resume Simões.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme detalhou o secretário, a expectativa é de que o edital para ampliação do hospital seja lançado até setembro de 2025, e o processo será viabilizado por meio de uma PPP (parceria público-privada), com leilão marcado para o início de dezembro deste ano, na Bolsa de Valores.
O projeto também prevê que o prédio atual do Hospital Regional, incluindo as áreas de pronto-atendimento e ambulatório, passe por um processo de ‘retrofit’ (modernização da estrutura). Para que isso aconteça, assim que a nova torre for construída, a ideia é de que parte dos setores e andares seja transferida para o espaço recém-construído, permitindo o esvaziamento do prédio antigo para o início das obras.
Conforme Simões, a ideia é manter, no edifício original, especialidades de menor complexidade, enquanto os atendimentos de alta complexidade serão concentrados na nova estrutura.
O plano contempla também a construção de um novo almoxarifado, já que atualmente o setor funciona fora das dependências do hospital. Além disso, o hospital passará por mudanças no fluxo de atendimento e o processo de redirecionamento dos pacientes de demanda espontânea deve ser iniciado ainda este mês.
“Um hospital de alta complexidade é para receber alta complexidade, não é para atender um eventual transeunte que esteja sentindo uma dor de barriga ou tenha uma unha encravada. Esses pacientes devem procurar as unidades básicas [de saúde]. As unidades de pronto-atendimento e o Hospital Regional ficam totalmente direcionados aos pacientes de alta complexidade”, justifica o secretário.
Governo anuncia reestruturação da saúde pública em MS
O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria Estadual de Saúde), anunciou mudanças na estrutura de organização da saúde pública em MS. Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), o titular da SES, Maurício Simões Corrêa, explicou como o Estado está reorganizando as demandas do setor em todas as regiões sul-mato-grossenses.
De acordo com o secretário, o redesenho da saúde pública em Mato Grosso do Sul foi feito com base em dados de saúde de cada município. Assim, MS contará com hospitais próprios nas cidades de: Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande, com ampliação do HRMS (Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian).
Para essa nova arquitetura, foram considerados dados e informações sobre a estrutura e capacidade de investimento na área que cada microrregião possui, qual a oferta de serviços, equipamentos das cidades, questões de acessibilidade geográfica e, ainda, capacidade de recursos humanos na região.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***