Haja imunidade nos últimos dias diante dos extremos climáticos. Mato Grosso do Sul enfrenta quatro tipos de alertas meteorológicos nesta terça-feira (19). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou os avisos de atenção para umidade do ar em 20%, ventos acima de 60 km/h e tempestade com 100 milímetros de chuva.
O aviso de vendaval, com grau de severidade de perigo, indica ventos de 60 km/h a 100 km/h, das 12h desta terça às 10h de quarta-feira (20), nos 79 municípios do Estado. A condição favorece o risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A maior parte do Estado, principalmente na região pantaneira, norte, leste e centro-sul, segue em alerta de baixa umidade do ar, com índice entre 20% e 30%, até as 20h desta terça. Nesse período, há riscos de incêndios florestais e à saúde.

Tempestade
Contudo, as regiões sul e sudoeste podem registrar tempestade ao longo do dia, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm ao dia, com ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h e queda de granizo. Há perigo de corte de energia elétrica, alagamentos, estragos em plantações e queda de árvores.
Estão nesse aviso as cidades: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.
Calorão de 38°C
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê máxima de 38°C, com destaque para a região pantaneira. Na maior parte do Estado, o dia será de sol, aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas; pontualmente, podem ocorrer chuvas intensas, com tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na tarde e noite de hoje.
Essas condições meteorológicas previstas estão associadas ao avanço de uma frente fria, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica. Além disso, o avanço de cavados e o transporte de calor e umidade irão favorecer a formação de instabilidades no Estado.
Frente fria
Entre sexta-feira (22) e domingo (24), há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, devido ao avanço de uma nova frente fria. São previstos acumulados de chuva, que podem superar os 30 milímetros em 24h, principalmente na metade sul do Estado.
Após a passagem deste sistema meteorológico, haverá queda acentuada nas temperaturas, com valores entre 8°C e 10°C. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 8°C.
O Cemtec ainda aponta que, até o dia 2 de setembro, o Estado não deve registrar chuvas na metade norte. Por outro lado, devem ocorrer acumulados de chuvas entre 10 e 80 milímetros nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***