Durante a madrugada, um incêndio tomou conta de um terreno na Rua Raul Pires Barbosa, em frente ao Hospital Proncor. As chamas começaram por volta de 1h30 e foram contidas por volta de 4h desta segunda-feira (15).
Pouco antes das 3h, as chamas já tinham se alastrado pela área e imagens enviadas à reportagem mostram altas labaredas no terreno. “Perto do hospital, para piorar a situação das pessoas que estão internadas”, comenta um homem que trabalha na unidade de saúde e registrou o incêndio.
Outra pessoa que estava no hospital relata que o Corpo de Bombeiros demorou mais de uma hora para atender à ocorrência. “Começou lá debaixo e já se alastrou muito, mas nada do bombeiro”. Segundo ela, a corporação foi ao local apenas com uma caminhonete adaptada para o combate às chamas. “Por isso se alastrou”, opina.
A Rua Raul Pires Barbosa ficou encoberta por fumaça e fuligem durante o incêndio. Além disso, trabalhadores e acompanhantes de pacientes precisaram tirar os carros que estavam estacionados à margem do terreno que pegou fogo. “Estava cheio de carro do pessoal do hospital, mandei tirar tudo, porque o fogo já está bem avançado”, afirma um homem em vídeo enviado ao Jornal Midiamax.
Campo Grande registrou ontem (14) temperatura máxima de 37,7°C e umidade relativa do ar mínima de 15%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Ainda não há informações sobre as causas deste incêndio, mas as condições climáticas formam o cenário propício para incêndios em vegetação.
O que diz o Corpo de Bombeiros?
Segundo a corporação, a caminhonete que atendeu esta ocorrência tem capacidade suficiente para combate a incêndios, inclusive de grande porte. Confira a nota na íntegra:
“A caminhonete citada é equipada com um kit pick-up, estrutura projetada especificamente para o combate a incêndios florestais e em vegetação. O veículo foi empregado nessa ocorrência devido à necessidade de atuação de uma equipe especializada, a GCIF (Guarnição de Combate a Incêndios Florestais).
As GCIFs, que integram a Operação Pantanal, reforçam o trabalho dos quartéis em todo o estado, principalmente neste período do ano, quando há um aumento significativo das ocorrências desse tipo.
Em algumas situações, essas guarnições atuam de forma independente; em outras, somam esforços com caminhões e demais viaturas de combate, conforme a extensão da área atingida, a intensidade do foco, o número de ocorrências simultâneas e a necessidade operacional.
O kit pick-up possui tanque com capacidade para 400 litros de água e é equipado com abafadores, sopradores e mochilas costais, permitindo maior mobilidade e eficiência no enfrentamento às chamas”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)