Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndio destrói área da Aeronáutica na Nasser e vizinhos questionam falta de estrutura para combate

Aeronáutica teria enviado apenas uma viatura adaptada e dois militares para tentar combater incêndio de grandes proporções que assustou vizinhos na madrugada
Marcos Ermínio Dias Cáceres -

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na madrugada desta segunda-feira (15), uma área militar da Aeronáutica localizada na , em . O fogo começou por volta de 0h40, na esquina do quarteirão entre a Rua Lindóia e a Rua Luciara, e se espalhou rapidamente em direção à Rua Pocrane e à Avenida São Nicolau, consumindo toda a vegetação do terreno.

A intensidade das chamas, somada ao clima seco, gerou uma nuvem densa de fumaça que se espalhou pelas ruas da região. Muitos moradores foram surpreendidos enquanto dormiam e precisaram deixar suas casas às pressas para escapar da fumaça que invadia as residências.

“Foi assustador, parecia que o fogo estava dentro do quintal. A gente saiu correndo, com medo de perder tudo”, relatou uma moradora que acompanhava o trabalho improvisado de contenção.

Incêndio em área da Aeronáutica na Vila Nasser, em Campo Grande (Marcos Ermínio, Midiamax)

Apoio da Aeronáutica

Apesar das diversas ligações de emergência feitas pelos vizinhos, apenas uma viatura adaptada para combate a incêndio, uma Chevrolet S10, foi deslocada ao local, com dois militares. A ajuda extra veio de forma improvisada: um terceiro militar da Aeronáutica, que reside em uma casa funcional dentro da área, se juntou aos esforços.

Sem grandes equipamentos adequados para a proporção do incêndio, a técnica utilizada foi o contrafogo. Um vizinho chegou a emprestar um isqueiro para que os militares pudessem acender o chamado pinga-fogo, numa tentativa de controlar o avanço das labaredas.

A cena indignou os moradores. “Como uma área da Aeronáutica, de tamanha responsabilidade, não tem uma brigada de incêndio preparada para dar suporte imediato?”, questionou outro vizinho, ainda ofegante pela fumaça.

Incêndio em área da Aeronáutica na Vila Nasser, em Campo Grande (Marcos Ermínio, Midiamax)

Para os vizinhos, o episódio deixou clara a falta de estrutura da Aeronáutica para lidar com situações de risco em áreas sob sua responsabilidade. “Se não fosse pela colaboração improvisada entre militares dos bombeiros de MS e moradores, o incêndio poderia ter tomado proporções ainda mais graves”, relata outro morador.

Além dos prejuízos ambientais, o risco à saúde também preocupou os moradores. “Aqui temos crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios que tiveram de enfrentar a madrugada em meio à fumaça tóxica”, agravando o temor da comunidade”, conta.

O que diz a lei

Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), os responsáveis por áreas públicas ou privadas devem adotar medidas de prevenção e combate a incêndios florestais. Já o Decreto nº 2.661/1998, que regulamenta o uso do fogo em áreas rurais, estabelece a obrigação de manter brigadas de incêndio em regiões de risco.

No caso de terrenos militares, a responsabilidade é direta do Comando da Aeronáutica, que deve preservar o e garantir a segurança dos vizinhos.

A reportagem do Jornal Midiamax acionou a FAB (Força Aérea Brasileira) para saber se as equipes deveriam ter acionado os Bombeiros para apoio, assim como se há previsão na melhora de resposta a este tipo de ocorrência, e aguarda posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação da Aeronáutica.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued