O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou, nesta terça-feira (14), que um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, teria causado o apagão momentâneo em regiões do Brasil. Já em Mato Grosso do Sul, as cidades de Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó foram afetados parcialmente, enquanto Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana foram afetadas integralmente. Também há relatos de falta de energia em Dois Irmãos do Buriti.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A nota informa que, por volta das 0h32 (horário de Brasília), houve a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando quatro subsistemas na região Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.
Logo, o incêndio acabou desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação que transportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”.
Retorno da energia
Conforme o site A Princesinha News, o apagão aconteceu por volta das 23h30, no entanto, a luz retornou por volta das 23h55. O portal local ressaltou que a região enfrentava altas temperaturas e a noite seria de sufoco para muitos moradores, já que seria impossível ligar os eletrodomésticos, como ventilador e ar-condicionado.
Em nota, a concessionária Energisa ressaltou que o fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 00h54 de Brasília (23h54 horário local). Desde a madrugada, o fornecimento de energia é normal para todos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)