Após quase 20 dias, foi controlado o incêndio na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande. O monitoramento do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) indica que o fogo consumiu aproximadamente 30 mil hectares desde o dia 28 de setembro.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo o presidente do instituto, coronel Ângelo Rabelo, as equipes continuam na região, nesta quinta-feira (16), para ações de rescaldo. Contudo, o fogo foi controlado nas últimas horas.
No total, 30 brigadistas atuaram em conjunto para combater várias frentes de fogo, sendo 13 do IHP, sete da Brigada Uberaba e 10 do Prevfogo de Corumbá. Além disso, um helicóptero do Prevfogo/Ibama deu apoio diário, e duas aeronaves da Defesa Civil Estadual também auxiliaram na dispersão de água.
Monitoramento
O fogo começou na morraria, após a queda de um raio. Além da área de difícil acesso, as equipes enfrentaram condições climáticas extremas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos acima de 60 km/h. A propagação do fogo atingiu uma velocidade de 187 hectares por hora.
Após o rescaldo, o IHP e órgãos públicos devem avaliar o tamanho do dano, como a perda de fauna e flora. Neste ano, o instituto e a Brigada Pantanal haviam iniciado o reflorestamento das áreas atingidas por incêndios em 2024.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)