O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reconheceu e declarou como terras da Comunidade Tia Eva uma área de 21 hectares em Campo Grande. A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (18) do DOU (Diário Oficial da União).
Toda a área onde vive essa comunidade agora passa formalmente a pertencer aos moradores. Com isso, todos os moradores vão ter a regularização fundiária, preservando as tradições centenárias.
Eva Maria de Jesus, a Tia Eva, chegou à região onde hoje está a Vila São Benedito em 1905. Acompanhada de familiares, ela se instalou em uma mata perto do Córrego Segredo.
Assim que chegou, liderou a construção da Igreja São Benedito. O prédio centenário é tombado pelo patrimônio histórico municipal e estadual.
Há vários anos, historiadores, moradores e ativistas discutem se Tia Eva é a fundadora de Campo Grande. Antes de José Antônio Pereira se fixar na região, a comunidade já tinha ganhado forma.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)