Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Indignação’: Delegada de MS é alvo de racismo em publicação de rede social

Enquanto trabalhava, a profissional concedeu entrevista ao vivo e recebeu comentários preconceituosos
Murilo Medeiros -
Delegada Thays do Carmo Oliveira Bessa, durante entrevista (Foto: captura de tela, rede social)

Após entrevista a uma página de notícias do interior, a delegada Thays do Carmo Oliveira Bessa, de , foi alvo de ofensas racistas e machistas na quinta-feira (2). O vídeo, de apenas 1 minuto e 50 segundos, repercutiu nas redes sociais, mas a maioria dos comentários são sobre a aparência física da delegada, e não o crime investigado pela profissional.

“Como profissional e como mulher, sinto Indignação ao ver a capacidade do ser humano de se portar dessa maneira”, afirmou a delegada, que é adjunta da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), em entrevista ao Jornal Midiamax. A enxurrada de ofensas preconceituosas foi proferida enquanto Thays Bessa investigava desdobramentos de um homicídio na área rural e falou ao vivo à pagina Folha de Dourados.

Em um dos comentários preconceituosos, um homem escreveu: “Delegada feia tá mais para ser empregada doméstica aqui da minha casa que qualquer outra coisa e tratar ela igual a cachorro aqui”. Thays Bessa afirma que irá tomar providências legais contra o agressor. “Já registramos boletim de ocorrência e estou entrando em contato com um para ingressar com ação cível e criminal”.

Além disso, a delegada Thays Bessa ressaltou que a 1ª DP (1ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados) já abriu investigação sobre o assunto. “Acha que um computador vai camuflá-lo e que não será alcançado, mas nós temos capacidade técnica para desvendar quem é o autor e onde ele está. As pessoas que praticam comentários ofensivos serão encontradas e responsabilizadas, conforme a lei”, conclui a delegada.

Repúdio

A Adepol – MS (Associação dos Delegados de Polícia de ) repudiou a injúria racial e o Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos Afro-brasileiros) considera que a profissional foi alvo de crime de ódio.

Em nota, a Adepol considerou que o comentário publicado é agressivo e ataca, de forma covarde, a honra da delegada. Além disso, a associação lembra que o crime foi exercido contra “servidora pública no exercício da função”. E, por fim, a associação afirma “que todas as medidas judiciais criminais e cíveis de reparação de danos morais estão sendo promovidas em desfavor ao agressor”.

Já o Comafro considerou que os comentários, “além de atentarem contra sua honra, a rebaixaram à condição animal”. O Conselho ressaltou que, além de ofender a delegada, o agressor injuriou também as empregadas domésticas “colocando estas últimas como indignas, e a delegada como merecedora de tal indignidade”.

A nota afirma, ainda, que as ofensas não são individuais à delegada. “Elas são a manifestação clara do racismo estrutural e da misoginia que permeiam nossa sociedade, buscando silenciar e inferiorizar mulheres negras em posições de destaque e autoridade”, escreveu o Comafro. Por fim, o comunicado lembra que, desde 2023, “atos de injúria racial foram equiparados ao crime de racismo, tornando-o inafiançável e imprescritível”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued