O Inmet renovou três avisos de tempestade para Mato Grosso do Sul entre sexta-feira (17) e sábado (18). Cerca de 29 cidades estão no aviso vermelho, de grande perigo, para chuvas de 100 milímetros, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
No aviso laranja, que indica grau de severidade de perigo, pode chover entre 30 e 60 milímetros ao dia, acompanhado de ventos de 60 km/h a 100 km/h, além de queda de granizo. Cerca de 50 cidades devem registrar a condição meteorológica, entre elas: Campo Grande, Porto Murtinho, Dourados, Ivinhema, Batayporã e Ponta Porã.
Já a região sul do Estado deve registrar tempestade de grande perigo. Entre as 20h desta sexta e as 10h de sábado, o volume de chuva pode ultrapassar 60 milímetros por hora ou ficar acima de 100 milímetros ao dia, com ventos superiores a 100 km/h e granizo.

Chuvas intensas
Logo, há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O aviso indica que todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul podem registrar tempestade nas próximas 24h. Na faixa amarela, que indica perigo potencial, pode chover acima de 50 mm ao dia, com ventos de 40 km/h a 60 km/h.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa condição meteorológica está associada ao avanço de uma frente fria, combinada ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a presença de áreas de baixa pressão atmosférica e o deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidades sobre o Estado.
Entre calor e tempestade
Mais uma vez, Mato Grosso do Sul ocupa o ranking das cidades mais quentes do Brasil nas últimas 24h. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) revela que os termômetros ultrapassaram os 40°C na última quinta-feira (16), principalmente na região pantaneira e sudoeste. No entanto, o sul do Estado registrou estragos causados pelo temporal.
O levantamento aponta que Aquidauana lidera a lista das cidades mais quentes do país, com máxima de 40,1°C. Em segundo lugar, está a cidade de Porto Murtinho, com máxima de 39,9°C. Também aparecem entre as 15 mais quentes as cidades de Paranaíba (39,3°C), Nhumirim-Corumbá (39°C) e Corumbá (38,8°C).
Por outro lado, cidades do sul do Estado registraram chuva intensa nas últimas 24h. A cidade de Mundo Novo registrou o maior acumulado, com 38,2 milímetros, conforme o Inmet.
Em Caarapó, rajadas de vento causaram a queda de árvores, principalmente na área central. Segundo o site Caarapó News, a força do vento destruiu as raízes. Bairros ficaram sem energia durante o temporal. Apesar dos estragos, não houve feridos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)