Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inocência supera Campo Grande na geração de novos postos formais de trabalho em março

Cidade do interior leste do estado gerou 585 novas vagas formais de trabalho, impulsionada pela instalação da Arauco no município
Osvaldo Sato -
Rotatória localizada na entrada da cidade (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A cidade de , a 330 quilômetros de , superou a capital na geração de empregos formais no mês de março. Enquanto a cidade do interior teve novas 585 vagas formais com carteira assinada, Campo grande teve 569 novos postos.

O desempenho de Inocência é impulsionado pela aceleração das obras da Arauco, a multinacional chilena de celulose que está instalando uma grande unidade industrial no município. A chegada da empresa tem injetado um novo dinamismo na economia local,

Desde o início da fase de terraplanagem, em junho de 2024, a cidade já recebeu um acréscimo de 4,8 mil moradores, entre trabalhadores da construção da unidade industrial (2,8 mil) e da área florestal (2 mil).

A expectativa é que o pico das obras ocorra em 2026, quando a população de Inocência pode chegar a 32 mil pessoas. Após a inauguração da fábrica, prevista para 2027, a estimativa é que o número de habitantes se estabilize entre 18 mil e 22 mil.

A Arauco realizou recentemente o lançamento da Pedra Fundamental do Projeto Sucuriú em Inocência, com um investimento de US$ 4,6 bilhões na planta. A unidade terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas anuais de celulose de fibra curta e ocupará uma área de 3.500 hectares. A empresa também planeja investimentos em sustentabilidade e em soluções logísticas, incluindo a construção de 47 km de ferrovia para ligar a fábrica a uma linha já existente e a criação de um terminal.

MS apresenta saldo positivo

Assim como em Inocência, o estado de como um todo apresentou um resultado positivo na geração de empregos em março, com a criação de 1.114 novos postos formais, de acordo com os dados do Novo divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Esse resultado coloca Mato Grosso do Sul em evidência na região, especialmente quando se considera o acumulado do primeiro trimestre de 2025, que já soma 12.584 novas vagas com carteira assinada.

Em março, o setor de Serviços foi o principal motor da geração de empregos no estado, com um saldo de 1.613 novas vagas. A Indústria (550) e a Construção (453) também contribuíram positivamente. Por outro lado, o Comércio (-466) e a (-1.036) registraram saldos negativos no período.

A maioria das novas vagas em Mato Grosso do Sul foi ocupada por mulheres (1.078), e o nível de escolaridade predominante entre os contratados foi o ensino médio completo (814). Os jovens entre 18 e 24 anos foram o grupo com o maior saldo de vagas no estado, com 827 oportunidades.

Além de Inocência e Campo Grande, outros 39 municípios sul-mato-grossenses também fecharam o mês de março com saldo positivo na geração de empregos.

Em âmbito nacional, o Brasil registrou a criação de 71,5 mil postos de trabalho com carteira assinada em março de 2025. No acumulado do primeiro trimestre do ano, o país gerou 654 mil empregos formais, e nos últimos 12 meses, o saldo é de 1,6 milhão de vagas.

Desde janeiro de 2023, o país contabiliza quase 3,8 milhões de novos empregos com carteira assinada, atingindo o maior estoque da história, com 47,857 milhões de trabalhadores formalizados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Barroso passa mal e é internado em hospital de Brasília

servidores

MS propõe parcelamento e desconto de dívidas de ICMS e outros débitos até 60 vezes

petição

Petição que pede intervenção do Consórcio Guaicurus vai ao Terminal Bandeirantes nesta quinta

Câmara aprova PL que endurece pena para crimes de exploração sexual contra menores

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Último dia: processo seletivo oferta vagas para coveiro e pedreiro em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Supercopa Brasileira de Vôlei desembarca em Campo Grande neste final de semana no Ginásio Guanandizão

Polícia

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Rapaz teve a casa invadida pelo atirador na noite dessa quarta-feira (15)

Transparência

PGE-MS realiza correição no Imasul e abre canal para receber informações sobre serviços prestados

Correição será no dia 6 de novembro, na sede do Instituto de Meio Ambiente

Transparência

TJMS abre concurso de promoção a desembargadora por merecimento

Magistradas têm cinco dias para se candidatar