Pular para o conteúdo
Cotidiano

Intoxicação por metanol em bebidas tem investigação preventiva em MS

Até quarta-feira (1º), o país já havia contabilizado 43 notificações de intoxicação pela substância
Vinicios Araujo -
Foto ilustrativa (Foto: Arquivo, Midiamax)

Procedimento preparatório foi instaurado para apurar riscos de eventual existência de bebidas com metanol adicionado, comercializadas em . A investigação ocorre na 43ª Promotoria de Justiça de .

Segundo o documento, o objetivo é a proteção à saúde e segurança dos consumidores sul-mato-grossenses diante do alerta provocado pelos casos registrados até quarta-feira (1º), onde o país já havia contabilizado 43 notificações de intoxicação pela substância, conforme o Cievs Nacional (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

Desses, 39 são em — 10 casos confirmados por intoxicação em bebida e outros 29 ainda em investigação. Em Pernambuco, 4 registros são apurados pelo órgão.

Foi registrada ainda uma morte em São Paulo, enquanto outras sete seguem em investigação, cinco em São Paulo e duas em Pernambuco.

Em MS, o procedimento destaca que a ação tem caráter preventivo. O objetivo é “colher elementos a fim de prevenir riscos de lesão aos consumidores”, atuando de forma proativa antes que produtos impróprios para o consumo possam causar danos à população.

O metanol é um álcool tóxico cuja ingestão pode levar a graves problemas de saúde, incluindo cegueira e morte.

A investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul se ampara no Código de Defesa do Consumidor, que estabelece como direito básico a proteção à vida, saúde e segurança contra produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.

O procedimento foi registrado oficialmente ontem, 1° de outubro, e sua instauração ainda será publicada em edital no Diário Oficial.

As primeiras diligências concretas no procedimento foram o despacho de ofícios para as associações de supermercados e de bares e restaurantes, além de órgãos de saúde, polícia e fiscalização federal.

O presidente da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Denyson Prado, e o presidente da seccional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), João Francisco Fornari Denardi, foram convidados para reuniões a fim de “tratar sobre bebidas adulteradas ou fraudadas com adição de metanol em sua composição”.

Paralelamente, o MPMS requisitou informações à SES (Secretaria de Estado de Saúde) sobre eventuais notificações de suspeita de intoxicação por metanol, buscando identificar possíveis vítimas para rastrear a origem dos produtos.

A Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) também foi acionada para informar, no prazo de 10 dias úteis, sobre a existência de boletins de ocorrência ou inquéritos policiais relacionados ao tema desde 1º de setembro.

A apuração mais aprofundada foi solicitada ao Mapa (Ministério da Agricultura, e Abastecimento). O órgão federal deverá informar sobre fiscalizações já realizadas, apresentar eventuais planos de ação contra a fraude e, principalmente, fornecer uma lista com os dados de todos os fabricantes, envasilhadores, atacadistas e importadores de bebidas registrados com atuação em Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued