As voluntárias do projeto social “Aqueça seu Irmão” doam mais de mil roupas de frio por ano em Campo Grande, desde 2000. Agora, elas precisam de seguidores nas redes sociais, a fim de realizar promoções e arrecadar a matéria-prima necessária para manter a produção. Por ano, o gasto chega a R$ 20 mil só em novelos de lã.
“A gente faz coisas on-line todo ano, para arrecadar. Dependemos de seguidores, porque mudaram as normas da internet nesse ano e temos que ter mais de mil seguidores para fazer a nossa live com sorteios”, explica a fundadora da ação, Emília Pistori. O projeto tem página no Instagram e Facebook, onde serão realizadas transmissões ao vivo de sorteios e bingos para angariar doações.
Em maio, o Jornal Midiamax mostrou a produção de 1.340 roupas de inverno, que aqueceram de bebês a idosos, em 11 bairros diferentes da Capital. “Toda quinta-feira, aqui na minha casa, no bairro Cabreúva, nos reunimos a partir das 14h. A gente toma um cafezinho, conversamos sobre tudo e confeccionamos mantas, ponches, gorros, meias, cachecóis, enxoval de bebê…”, diz a artesã Emília Pistoria.
25 anos
O projeto entrega roupas diretamente às famílias, mas também em asilos e maternidades da Capital. No último ano, o “Aqueça seu Irmão” levou agasalhos até à cidade de Bandeirantes, no interior de Mato Grosso do Sul.
Tudo começou há 25 anos, quando Emília Pistori se juntou à amiga Lígia Picinelli Savério, falecida em 2018, para produzir casacos destinados à doação. “E foi aumentando, hoje nós estamos com 48 voluntárias e já chegou a 50”, diz Emília. As mulheres se reúnem semanalmente e levam os produtos para casa, para continuar a produção.
Para a fundadora, o projeto acompanhou parte da vida e vai seguir fazendo parte deste caminho. “Estamos fazendo isso há 25 anos. É uma vida! Comecei com 50, já estou com os meus 75. Então, comecei criança e agora já sou da terceira idade, mas estamos firmes com as nossas voluntárias, que gostam muito do trabalho”, conta Emília Pistori.
Para tornar-se voluntário ou fazer doações, entre em contato pelas redes sociais:
- Instagram: https://www.instagram.com/projetoaquecaseuirmao
- Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoAquecaSeuIrmao
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)