Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça defere recuperação judicial de grupo proprietário da Agropecuária Santa Mônica

Devedores agora têm a responsabilidade de elaborar um único plano de recuperação a ser votado pela assembleia de credores
Osvaldo Sato -
Grupo Marques abrange empresários João Marques e Rene Glanert Marques, assim como a Agropecuária Santa Mônica. (Foto: Ilustrativa, Wenderson Araújo, Trilux)

O grupo proprietário da Santa Mônica, que abrange os empresários João Marques e Rene Glanert Marques, obteve o deferimento de seu pedido de recuperação judicial. A decisão, tomada pelo juiz César de Souza Lima, da 5ª Vara Cível e Regional de Falências e Recuperações de , foi fundamentada na observância dos requisitos legais, considerando a dívida total do grupo, que ultrapassa R$ 43 milhões.

Os empresários, ao solicitarem a recuperação judicial, detalharam que o grupo enfrentou uma grave crise financeira entre 2019 e 2024, resultado da elevação dos custos de insumos e de perdas na produção. Essa conjuntura impactou severamente o do negócio, levando a um quadro de .

O principal objetivo do processo é assegurar a continuidade das operações, proteger os empregos e honrar os compromissos com os credores. Tal medida está alinhada com o princípio de preservação da empresa, conforme estabelecido pela Lei nº 11.101/2005.

Suspensão de ações

Durante o processo, o juiz concordou com o pedido do grupo de ser reconhecido como uma entidade econômica única, o “Grupo Marques”. Com essa autorização, a consolidação processual e substancial foi aprovada, e os devedores agora têm a responsabilidade de elaborar um único plano de recuperação, a ser votado pela assembleia de credores.

Como consequência da decisão, todas as ações e execuções contra o grupo estão temporariamente suspensas, proporcionando um período de negociação e reorganização financeira. A suspensão, conhecida como stay period, também se aplica aos bens essenciais do grupo, que permanecerão sob a posse dos produtores.

Para a advogada Marcelle Thomazini, sócia do escritório Mestre Medeiros Advogados Associados e responsável pelo processo, a aprovação da recuperação é um marco significativo.

“Este deferimento demonstra o reconhecimento do Judiciário quanto à viabilidade econômica do Grupo Marques e reforça a importância da recuperação judicial como instrumento legítimo de superação de crises. Nosso objetivo é garantir que a atividade rural continue gerando empregos, renda e desenvolvimento para a região”, disse Thomazini.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued