Pular para o conteúdo
Cotidiano

Longe da folia, retiros são opções para quem quer ‘sossego’ e encontro espiritual

Retiros são promovidos por igrejas e acontecem no mesmo período de Carnaval
Aline Machado -

Na contramão do Carnaval, em locais longe dos batuques das escolas de samba e dos bloquinhos de rua, existem muitas pessoas que preferem aproveitar os dias de – dados em razão das festividades – para buscar tranquilidade, paz interior e ter um encontro espiritual.

Quem decide se afastar das atividades carnavalescas pode optar por um retiro religioso. Muitas igrejas católicas e evangélicas organizam os encontros, que normalmente são realizados em sítios, chácaras e até mesmo fazendas. Afinal, para esses eventos são escolhidos lugares mais próximos da natureza, afastados da cidade, que transmitem sensação de sossego.

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em , retiros de Carnaval já fazem parte da tradição dos fiéis. Este ano será a 11ª edição promovida no período de Carnaval, segundo o padre Orozimbo de Paula, de 56 anos, que esclarece que a data é escolhida devido aos dias de folga.

“Não fazemos nenhuma apologia contra o Carnaval. Cada um escolhe onde vai passar e nós da igreja oferecemos uma opção diferente para a pessoa poder fazer a própria escolha. No retiro, a nossa grande motivação é o anúncio da palavra de Deus. Nós nos reunimos para anunciar e lembrar que Deus é pai, é misericórdia. Fazemos isso porque corremos tanto no dia a dia e não percebemos o mundo maravilhoso que Deus colocou diante de nós”, observou.

Neste ano, o retiro acontece em uma fazenda em Nova Alvorada, a 120 quilômetros de Campo Grande. Para receber os 120 participantes inscritos, a igreja contou com o auxílio de aproximadamente 300 voluntários. A programação, preparada com meses de antecedência, não foi revelada pelo pároco durante a apuração. “É uma surpresa para os nossos participantes”, justificou.

Objetivo principal de participantes é se aproximar de Deus (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Retiro também oferece diversão

Pastor de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central de Campo Grande -, Gabriel do Valle, de 29 anos, reforça que, assim como o nome sugere, o objetivo do retiro, preparado desde outubro de 2024, é “afastar-se, recolher-se”.

“Enquanto muitos estão bebendo em excesso, praticando atividades que não são saudáveis, a gente oferece oportunidade de se relacionar com o próximo e, principalmente, aproximar-se de Deus”, explicou.

Apesar do foco religioso e da busca por tranquilidade e paz, a programação dos retiros não deixa de lado a diversão. Ao menos é isso que garante o pastor de jovens, que inclui até mesmo gincanas entre os participantes.

“Aproveitamos esse momento de comunhão e realizamos gincanas, brincadeiras. Nosso foco é aproveitar para estar em família, com amigos e, principalmente, com Deus. Conheço gente que desistiu da para ir ao retiro e gostou tanto que continuou indo em outros acampamentos”, afirmou.

Gincanas e jogos também fazem parte da programação (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Essa foi a escolha da assistente jurídica, Loaynne Susy Campos Alves. Ela, que antes gostava de sair para as ruas e comemorar o Carnaval, há mais de uma década mudou os hábitos e garante: “não troco a tranquilidade dos retiros pelas festividades nas ruas”.

“Não sinto mais vontade de estar lá. Participo dos retiros de Carnaval há 12 anos consecutivos e desde o primeiro encontro foi muito marcante. Eu via as pessoas indo e não entendia o motivo, mas quando decidi ir foi uma experiência tão boa que anseio participar todos os anos. Nos retiramos, mas fazemos coisas que gostamos em um ambiente de comunidade. Descansamos a mente, adoramos a Deus, participamos de brincadeiras e gincanas divertidas. São momentos que restauram a alma, momentos de encontro com Deus e de paz, onde descanso”, justifica.

Retiro oferece oportunidade de sossego para quem quer se recolher (Foto: Assessoria de imprensa, Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Assim como Loaynne, a enfermeira Luana Barbosa, de 28 anos, decidiu se ‘retirar’ neste Carnaval de 2025. Além da busca espiritual, o objetivo é desconectar.

“Escolhi o retiro porque queria aproveitar essa data para me desconectar da rotina, dos afazeres e responsabilidades do dia a dia. Além disso, é uma oportunidade de estar mais perto da natureza, me conectar com Deus e com pessoas que compartilham da mesma fé”.

Para a enfermeira, a expectativa era de renovação. “Espero um tempo de descanso mental, renovação espiritual e um momento para refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Quero lembrar que tudo aqui é passageiro e reforçar o propósito da nossa existência, que é viver para o Senhor”, ressaltou.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central de Campo Grande, o retiro é realizado em um sítio na cidade de , a 134 quilômetros de Campo Grande. O evento começou na sexta-feira (28), por volta das 18 horas, e segue até a terça-feira (4), quando há o encerramento ainda pela manhã.

Carnaval

Em 2025, o Carnaval começou oficialmente na sexta-feira (28) e segue até a terça-feira (4). Vale ressaltar que a festividade não é feriado nacional, no entanto, algumas cidades decretaram feriado municipal. Já onde não há decreto vigente, a data é considerada .

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Suspeita de veículo clonado? Detran orienta como proceder em casos de fraude

Mamadeiras para centros infantis de Três Lagoas vão custar meio milhão

Quem matou Odete Roitman? Campo-grandenses dão seus palpites sobre identidade do assassino

Bebê de 11 meses é reanimado e levado para hospital após se afogar em piscina de plástico

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Durante intervenção policial, jovem é ferido a tiros e morre em aldeia de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Os bloqueios estão programados para ocorrer entre sexta-feira (17) e domingo (19)

Cotidiano

Sangue, gritos e queda de avião: o que aconteceu no Aeroporto de Campo Grande?

Exercício contou com bombeiros civis e equipes de resgate no Aeroporto de Campo Grande e movimentação chamou a atenção

Brasil

Governo divulga regras para instrutores autônomos da ‘CNH sem autoescola’

Carteira Nacional de Habilitação pode passar por mudanças nas exigências

Loterias

Quem será o sortudo? Aposta de Campo Grande leva prêmio de R$500 mil na Loteria Federal

Bilhete foi comprado na Lotérica Trevo Hiroy, na Vila Alba