Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul investiga nova morte de intoxicação por metanol

Dos nove casos suspeitos, cinco já foram descartados após exames
Karina Campos -
Investigação de produtos adulterados com metanol em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

O Ministério da Saúde informou que investiga uma nova morte suspeita de intoxicação por metanol em . Conforme o boletim atualizado na quarta-feira (8), de nove casos suspeitos, cinco já foram descartados e quatro continuam sendo investigados. Um já havia sido descartado pela Polícia Científica, em setembro.

Contudo, não há confirmações de óbitos causados pela substância, que nos últimos dias tem causado alerta, principalmente por adulteração em bebidas alcoólicas destiladas. Ainda em setembro, a morte de um jovem de 21 anos, após a ingestão de cachaça, foi investigada, mas a presença de metanol no organismo da vítima foi descartada.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o levantamento, ainda estão em investigação casos suspeitos em (2), (1) e Rio Brilhante. Foram descartadas as suspeitas de intoxicação por metanol em Sidrolândia, Dourados e Caarapó.

CidadesÓbito investigadoConfirmadossuspeitosDescartados
Campo Grande122
Ladário1
Rio Brilhante1
Sidrolândia1
Dourados1
Caarapó1
Fonte: Ministério da Saúde

Caso descartado

Os exames preliminares realizados pela Polícia Científica de Mato Grosso do Sul nas amostras coletadas do jovem de 21 anos, que morreu na última quinta-feira (2) em Campo Grande, não identificaram a presença de metanol. Logo após o caso, ações em bares, restaurantes e conveniências recolheram bebidas suspeitas de adulteração.

A informação foi divulgada na última segunda-feira (6) em nota conjunta da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ) e da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A suspeita inicial era de intoxicação por metanol, substância tóxica que tem causado mortes em outros estados do país. O caso vinha sendo investigado pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), que recolheu 13 frascos de bebidas no local onde o produto foi comprado.

De acordo com a Sejusp, exames complementares seguem em andamento para verificar a presença de outras substâncias e determinar a causa da morte. “O Governo do Estado lamenta profundamente a perda do jovem, manifesta solidariedade aos familiares e reitera o compromisso com a apuração rigorosa dos fatos, adotando todas as medidas cabíveis para garantir a proteção da saúde pública”, diz a nota.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Sport e Ceará marcam no fim e empatam no clássico nordestino da 28ª rodada

Últimas Notícias

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued

Polícia

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

A ocorrência segue sob investigação da polícia