Mato Grosso do Sul tem enfrentado um déficit estrutural de 11,1 milhões de toneladas na capacidade de armazenagem de grãos. De acordo com estudo técnico, o Estado produz, em média, 22,9 milhões de toneladas de soja e milho por safra. Já a capacidade para armazenar é de apenas 16,4 milhões de toneladas.
Segundo o levantamento “Capacidade de Armazenamento de Grãos de Soja e Milho do Mato Grosso do Sul – 2025”, elaborado pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), 73 dos 78 municípios analisados apresentam déficit de armazenagem. A situação é mais crítica em regiões de alta produtividade, como Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante, Aral Moreira e São Gabriel do Oeste.
Além disso, o déficit representa uma defasagem de 67,8% em relação à capacidade ideal. A quantidade é recomendada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que orienta uma estrutura 20% superior ao volume total produzido.
O estudo técnico na íntegra pode ser acessado no site do Aprosoja/MS, clicando aqui.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)