Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mercado da carne se adapta, mas taxação é alerta para MS

Governador defende inteligência para abrir novos mercados
Priscilla Peres, Renata Volpe -
Governador Eduardo Riedel. (Foto: Eliel Dias/Jornal Midiamax)

Principal afetado pela taxação de 50% sobre as exportações aos Estados Unidos, o setor de carne bovina afirma estar se adaptando à nova realidade e realocando a produção para outros países. Porém, o governador vê a situação como um “grande alerta ao Brasil”.

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (31), o governador Eduardo Riedel criticou a politização sobre a discussão comercial, que gera impasses econômicos graves como o que tem acontecido com os Estados Unidos.

“Quando você politiza uma agenda comercial, como tem sido feito, gera perda de oportunidade em relação a fortalecer aqueles vetores de crescimento que nós somos competitivos. Então, o que aconteceu é um grande alerta ao Brasil, é um preste atenção”, disse o governador.

Ao tratar de economia, ele defende inteligência para abrir novos mercados e ser cada vez menos dependente de poucos parceiros comerciais. Diante disso, afirma que atua para abrir novos mercados.

Taxação afeta exportação de 172 milhões de dólares de carne

Principal setor afetado pelas taxas, o da carne bovina de exportou 172 milhões de dólares aos Estados Unidos no primeiro semestre do ano. As exportações ao país estão suspensas e o produto é destinado a outros países.

Presidente da associação dos frigoríficos de MS, Regis Comarella afirma que está direcionando um pouco da carne para o mercado interno e o resto no mercado externo, que é a Ásia, Chile, México.

“A gente está procurando os mercados, na expectativa do também que está para abrir. Acho que é um pouquinho mais demorado porque vai ter que ter auditoria nas plantas, mas é um mercado que está sentindo bastante”, disse.

Apesar disso, Regis garante que os frigoríficos de MS não falam sobre demissões ou paralisação dos abates.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Menino que morreu na Santa Casa teria caído de bicicleta dias antes de ser internado

exposição carros

Gosta de carro velho? Exposição traz veículos clássicos e propõe doações em Campo Grande

Victoria’s Secret Show 2025: as imagens da passarela rosa que conquistou Nova Iorque

eucalipto

Queda de eucalipto machucou crianças e destruiu barraco na Cidade dos Anjos

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

PM acusado de matar Leandro Lo retoma patente e voltará a receber salário após decisão judicial

Últimas Notícias

Polícia

Justiça de MS marca audiência de ex-major Carvalho, acusado de tráfico internacional

Ex-major é acusado de enviar 45 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa entre 2017 e 2019

Política

Refis do ICMS vai ajudar governo de MS em momento de baixa arrecadação, dizem deputados

Nem a oposição deve dificultar a aprovação do projeto encaminhado à Alems

Brasil

Vinte moradores do mesmo prédio têm câncer e investigação apura motivo inusitado

Investigação foi aberta em 2020 e apura o funcionamento de antenas de telefonia instaladas no prédio

Polícia

Dono de terreno invadido quer seu espaço de volta e tenta construir muro no meio da rua

A área está ocupada há mais de 20 anos