Pular para o conteúdo
Cotidiano

Micose na unha: falta de cuidados pode causar infecções persistentes e virar ‘dor de cabeça’

Apesar de parecerem inofensivos, os fungos nas unhas podem agravar infecções
Karina Campos -
micose pé unha
A negligência pode agravar um quadro para amputação (Ilustrativa, Freepik)

Frieira ou “pé de atleta”, a micose nas unhas, conhecida como onicomicose, é uma infecção causada pela colonização de fungos nas placas ungueais. Apesar de, inicialmente, não causar dor, pode representar riscos à saúde e provocar complicações, como a perda da unha.

A dermatologista Dra. Eymar Bandeira explica que diversos fungos podem causar doenças nas unhas, muitas vezes com apresentações clínicas diferentes. Pode haver variações de cor, localização da infecção e diferença no quadro clínico conforme o sistema imunológico da pessoa.

“Os riscos dessas infecções nas unhas incluem dor local, perda ou deformidade das unhas, osteomielite, infecções nos tecidos ao redor das unhas, entre outros”, descreve a médica.

Pacientes mais vulneráveis

Idosos, diabéticos, pessoas com baixa imunidade e trabalhadores que permanecem em ambientes úmidos e utilizam calçados fechados por longos períodos estão mais propensos às infecções fúngicas. Segundo a especialista, a infecção fúngica ungueal é rara em crianças, pois suas unhas crescem rapidamente — o oposto do que ocorre em adultos, especialmente os mais velhos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além disso, locais como piscinas e vestiários, por serem úmidos e quentes, favorecem a proliferação de fungos.

Tratamento da micose

Os tratamentos para a micose variam desde medicamentos tópicos, como esmaltes antifúngicos, até medicamentos orais. Também existem tecnologias como o laser, que mata os fungos e pode reduzir o de tratamento.

“Tudo depende do tempo de evolução da , da extensão da infecção, do número de unhas afetadas, de possíveis complicações e da idade do paciente. Recomendo que, ao menor sinal de alteração nas unhas, mesmo que seja em apenas uma, a pessoa procure um dermatologista. Assim, é possível iniciar o tratamento quanto antes e fazer um diagnóstico preciso. Existem doenças que se parecem com micose, mas não são, como psoríase, líquen ungueal e até alguns tipos de , como o melanoma”, alerta a médica.

Cuidados simples com as unhas

Conforme a podóloga Carol El Daher, alguns cuidados e hábitos podem evitar a proliferação dos fungos, como:

  • Alternar os calçados diariamente;
  • Mantê-los limpos e higienizados;
  • Evitar meias sintéticas;
  • Lavar bem as mãos e os pés;
  • Secar adequadamente mãos e pés, especialmente entre os dedos, para evitar umidade e abafamento.

“A negligência pode agravar o quadro, levando até à amputação de um membro inferior. É fundamental que o tratamento seja feito por uma equipe multidisciplinar, envolvendo dermatologista, podólogo e o próprio paciente. Assim, cada profissional cuida de sua área específica”, finaliza.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão

Sérgio Cruz - O dia na história

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

Em primeira visita ao Brasil, pontífice incluiu a capital de Mato Grosso do Sul em seu roteiro

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians