O Ministério da Saúde determinou a troca de 42 mil unidades de canetas reutilizáveis de insulina destinadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) que apresentaram defeitos. Em Mato Grosso do Sul, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), houve a identificação de 217 unidades, separadas para recolhimento e substituição.
Em levantamento solicitado em agosto, observou-se que 30 municípios do estado registraram a ocorrência de produtos com defeitos. De acordo com a secretaria, todas as unidades já foram encaminhadas ao Ministério da Saúde e a reposição ocorrerá na segunda remessa do caminhão.
Os problemas apresentados pelo produto incluem:
- Quebra do encaixe no momento de rosquear;
- Dificuldade de manuseio durante o encaixe e a aplicação;
- Fragilidade do material — travamento ao apertar, falha na injeção e quebra ao encaixar o tubete;
- Fragilidade no recipiente que envolve o carpule — encaixe tipo click muito sensível e mola interna que se solta (“estoura” para fora);
- Fragilidade dos componentes internos — o êmbolo não empurra o conteúdo adequadamente, pois a rosca desliza.
Distribuição no SUS
Ao todo, mais de 2,9 milhões de canetas reutilizáveis foram entregues no país, sendo 35.894 para Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, a empresa fornecedora encaminhou novos materiais imediatamente.
A notificação ocorreu após os dispositivos – que representam cerca de 1,41% das unidades totais distribuídas no Brasil – apresentarem defeitos. Uma nova remessa com 494 mil unidades está prevista para ser entregue ainda em outubro para o país.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.