Pular para o conteúdo
Cotidiano

Monitoramento da Conab mostra cenário positivo para segunda safra em Mato Grosso do Sul

Condições climáticas contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de algodão plantadas em dezembro, que estão iniciando a abertura dos primeiros capulhos
Osvaldo Sato -
Segundo a Conab, colheita na região sul do Estado já foi concluída. (Foto: Ilustrativa, Embrapa)

O Boletim de Monitoramento Agrícola da (Companhia Nacional de Abastecimento) de maio de 2025 revela um panorama detalhado da 2024/25 de verão e inverno no Brasil.

O relatório abrange o período de 1º a 21 de maio. Ele destaca as condições climáticas, o desenvolvimento das lavouras e o avanço da colheita em diversas regiões do país. Incluem-se informações específicas sobre .

De forma geral, quanto à precipitação e umidade do solo na região Centro-Oeste, registraram-se baixos volumes de chuva em áreas do Estado. Isso amenizou a perda de umidade no solo e favoreceu os cultivos de segunda safra, principalmente os mais tardios.

Assim, a umidade no solo foi suficiente para o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra. Ela também foi suficiente para os de inverno na maioria das áreas. Isso se deve ao acumulado de chuvas do mês anterior e temperaturas mais amenas.

Na cultura do algodão, na região norte de Mato Grosso do Sul, as condições climáticas contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de algodão plantadas em dezembro. Elas estão iniciando a abertura dos primeiros capulhos. Na região nordeste do Estado, a desfolha dos primeiros talhões deve ocorrer na próxima semana, enquanto na região sul a colheita já foi concluída.

Já para a cultura do milho de segunda safra, apesar dos baixos volumes de chuva registrados, as lavouras em Mato Grosso do Sul ainda contam com boa umidade no solo. Isto é essencial para seu desenvolvimento.

Do mesmo modo, após a ocorrência de chuvas, observa-se a continuidade da semeadura do trigo. A queda das temperaturas durante o período noturno favoreceu o perfilhamento das lavouras implantadas em meados de abril.

Cenário nacional

Segundo o boletim, o início de maio se destacou pelo tempo seco no Centro-Sul do Brasil. Houve poucas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste. Isso resultou em menor umidade do solo. No Matopiba, as chuvas também foram reduzidas e concentradas no início do mês. Contudo, a umidade foi suficiente para o desenvolvimento do milho segunda safra na maioria das áreas.

Os maiores volumes de chuva ocorreram no norte da Região Norte, no , e na faixa leste do Nordeste. Essa condição climática favoreceu a semeadura e o desenvolvimento inicial do feijão e milho terceira safras. A região beneficiada foi o Sealba (Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia).

O boletim completo pode ser acessado no site da Conab para mais detalhes sobre o monitoramento agrícola da safra 2024/25.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Hóspede é assaltado ao retornar para hotel na região da antiga rodoviária em Campo Grande

Coleta de recicláveis, oficinas e yoga: drive-thru da reciclagem começa na próxima semana em CG

VÍDEO: Condutor é preso pela PMR em Paranaíba com drogas escondidas dentro dos pneus

André Puccinelli

STJ enterra denúncia de improbidade administrativa contra André Puccinelli

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Sob risco de extinção, morte de tatu-canastra na BR-262 ascende alerta para preservação de espécie ‘rara’

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Funtrab realiza 2ª Rodada da Empregabilidade da Bioenergia com 637 oportunidades em MS

Interessados devem procurar a Casa do Trabalhador dos municípios participantes da ação nesta sexta-feira (17)

Política

Governo Federal destina R$ 10,5 milhões para serviços ambulatoriais em MS

Montante será pago em três etapas, conforme andamento do programa

Brasil

PT divulga nota em que condena ‘ataque dos EUA à soberania da Venezuela’

Pestistas citam ataques a navios realizados por militares americanos que causaram a morte de ao menos 27 pessoas

Polícia

PMR apreende duas Toyota Hilux carregadas com 3,2 toneladas de maconha na MS-156

Motoristas desobedeceram ordem de parada e empreenderam fuga, abandonando veículos e fugindo para área de mata