Pular para o conteúdo
Cotidiano

Morte de jovem em Campo Grande é investigada pelo Ministério da Saúde como intoxicação por metanol

Jovem morreu na noite de quinta-feira após tomar meia garrafa de Corote
Fábio Oruê -
metanol
Metanol tem sido encontrado principalmente em bebidas destiladas, usadas em drinks. (Reprodução)

O Ministério da Saúde investiga a morte de Matheus Santana Falcão, de 21 anos, em , como intoxicação por metanol, após o jovem beber cachaça e morrer na última quinta-feira (2).

Assim, conforme a atualização da pasta, passa a integrar a lista de casos notificados. Ao todo, 11 pessoa foram intoxicadas por metanol no Brasil e 102 suspeitas seguem em investigação. Além disso, 12 óbitos já foram confirmados.

As notificações foram divulgadas pelo Cievs (Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional).

Matheus chegou para atendimento sentindo desconforto no estômago, náuseas e chegou a vomitar um líquido escuro. O rapaz estava consciente, respondia às perguntas e com pressão estável quando chegou na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Universitário.

Porém, pouco tempo depois, o quadro piorou de forma repentina e o jovem não resistiu. Ele ainda passou por duas tentativas de reanimação, mas sem sucesso. 

Assim, a Polícia Civil abriu investigação para descobrir se houve relação com o consumo das bebidas, como as adulteradas com o metanol. Amostras de urina de Matheus e da bebida alcoólica ingerida por ele vão passar por análise.

Então, o caso é acompanhado pela Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo), segundo a Polícia Civil, que recolheu 13 frascos de bebida na loja onde o produto foi comprado, para análise.

Antídoto

Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas por essa substância em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação, e está comprando mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.

Além de solicitar que a Anvisa (Agência Nacional de vigilância Sanitária) realizasse um chamamento internacional das 10 maiores agências reguladoras localizadas na Argentina, México, Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, , Suíça e Austrália, a pasta enviou ofício para empresas e instituições da Índia, Estados Unidos e Portugal solicitando doação e cotação de compra para outro antídoto, o fomepizol. Esse medicamento é considerado órfão, pois pouco países produzem e tem em estoque.

O Ministério também oficializou pedido a Organização Pan-Americana da Saúde para a doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol e manifestou intenção de adquirir outras mil unidades do medicamento por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da Opas, ampliando o estoque nacional.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued