Pular para o conteúdo
Cotidiano

Morte súbita: infarto pode ser silencioso, mas coração quase sempre avisa

Nesta semana, uma mulher morreu provavelmente de infarto e teve o corpo jogado em uma vala pelo amante em Terenos. Já em Três Lagoas, um homem foi encontrado morto com suspeita de infarto fulminante
Murilo Medeiros -
Infarto, imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

Duas mortes súbitas por infarto tomaram as manchetes e causaram comoção em nesta semana. Infartos fulminantes podem acontecer, inclusive em indivíduos aparentemente saudáveis e assintomáticos, mas existem sinais na maioria dos casos. A indicação é fazer acompanhamento médico sempre, principalmente para quem acumula fatores de risco.

Na segunda-feira (28), Raquel Perciliano, de 59 anos, morreu, provavelmente, vítima de infarto e teve o corpo jogado em uma vala pelo amante em . A Polícia Civil investiga o caso e um laudo confirmará se a causa da morte foi mal súbito. Já em , o professor de educação física Rafael Mendes Siqueira, de 37 anos, foi encontrado em casa sem vida, com suspeita de infarto fulminante nesta terça-feira (29). Para os dois, a morte veio de forma rápida e inesperada.

O médico cardiologista e arritmologista, vice-presidente da SBC-MS (Sociedade Brasileira de Cardiologia), Guilherme Bertão, explica que é possível que o infarto venha sem nenhum aviso. Inclusive, a morte súbita pode ser a primeira manifestação de um problema cardíaco. No entanto, na maioria das vezes, o ataque cardíaco é precedido de sintomas que, mesmo leves, não podem ser ignorados e possibilitam o início de um tratamento.

O médico explica que o sintoma clássico do infarto é a dor no peito. “Que o indivíduo leva a mão espalmada ao tórax, dor de forte intensidade”, diz Guilherme Bertão. Porém, os sintomas podem ser diferentes, como cansaço desproporcional, falta de ar intensa e dor na região do estômago. “Essas situações acontecem particularmente em idosos, mulheres, indivíduos em uso de medicações específicas e pacientes diabéticos”.

Acompanhamento médico

Raquel Perciliano teria passado por uma consulta de rotina em maio e estava afastada do trabalho. Ela tinha 59 anos, por isso deveria realizar exames cardíacos regularmente, segundo o cardiologista. “Acompanhamento regular com avaliação cardiológica, particularmente após os 40 anos, é muito importante, a fim de diagnosticar fatores de risco e tratá-los adequadamente”, afirma Guilherme Bertão.

Pessoas com mais de 40 anos são mais propensas a mortes súbitas, independentemente da causa, sendo que infarto tem maior recorrência. No entanto, para quem tem abaixo desta idade, o infarto não é a principal preocupação. “Temos algumas outras causas mais comuns, particularmente algumas cardiopatias, inclusive com caráter genético”, explica o médico.

Guilherme Bertão cita sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação médica urgente em qualquer idade. “Palpitações, com aquela sensação de coração disparado de forma muito intensa e desmotivada. Desmaios também são situações que nos trazem uma preocupação maior, particularmente para aqueles que já têm históricos de problemas cardiológicos, que têm insuficiência cardíaca e comorbidades”, diz o especialista.

‘Infartou do nada’?

Podem ser citados como fatores de risco para a ocorrência de infarto: hipertensão, colesterol, diabetes, tabagismo, , sedentarismo, estresse. “São aqueles fatores clássicos, mas que muitas vezes são esquecidos ou negligenciados por serem inimigos silenciosos na maioria das vezes”, explica o médico. Além disso, também existem fatores de risco não modificáveis. “Como a idade e aspectos genéticos”.

Outra questão preocupante é o consumo de alimentos ultraprocessados e o uso de anabolizantes. Estes hábitos aumentam a pressão arterial, elevam o colesterol ruim e reduzem o colesterol bom. Ou seja, esses hábitos facilitam que pessoas aparentemente saudáveis adquiram fatores de risco. Portanto, alimentação e hábitos saudáveis são essenciais para prevenir infartos.

O infarto pode ser silencioso, mas sempre tem causa definida. Guilherme Bertão explica que a morte súbita relacionada a infarto pode acontecer por dois motivos. O primeiro motivo são sequelas de outros ataques cardíacos, quando não há tratamento adequado ou ele é feito tarde demais. “Esses pacientes acabam com áreas de cicatrizes no coração, que causam como se fossem curtos circuitos de alterações elétricas, levando a arritmias malignas”, diz o médico.

O segundo motivo é um infarto que leva a essas arritmias malignas, mais comum em pessoas que têm fatores de risco sem tratamento adequado. “O paciente pode sentir alterações, como instabilidades elétricas do coração”. Se a pessoa não tem comorbidades e nunca infartou antes, podem pesar fatores de risco não modificáveis, como idade e genética.

Frio causa infarto?

Segundo o cardiologista e arritmologista Guilherme Bertão, o frio realmente causa maior risco para infartos. “Com baixas temperaturas, acontecem algumas mudanças no nosso organismo e o número de infartos é maior”. As baixas temperaturas podem aumentar a pressão arterial, por exemplo, o que é um fator de risco para infarto.

A (Secretaria Municipal de Saúde) também se preocupa com o crescimento dos casos de infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) nesse período, que têm contribuído para a lotação das unidades de saúde. “Apesar do frio, que naturalmente aumenta os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o número de ocorrências tem se mantido relativamente estável”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Para Guilherme Bertão, é importante reforçar o aquecimento nesse período e estar bem agasalhado. “Particularmente pessoas que já têm problemas cardiovasculares prévios devem tomar um cuidado maior, ter um rigor grande no uso das medicações, evitar as baixas temperaturas e uma exposição em lugares abertos”, explica o cardiologista.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued