Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS: 14,3 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo de ressarcimento do INSS

O Estado tem 28.854 pessoas aptas a receber a devolução, que começou a ser paga ontem
Murilo Medeiros -
INSS em Campo Grande (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Em , 14.347 aposentados e pensionistas do (Instituto Nacional do Seguro Social) aderiram ao acordo de ressarcimento até esta quinta-feira (24), segundo o Ministério da . O Estado tem 28.854 pessoas aptas a receber a devolução, que começou a ser paga ontem.

Na última sexta-feira (18), apenas 8.402 pessoas tinham aderido ao acordo coletivo em MS. Ou seja, em menos de uma semana quase 6 mil segurados do INSS aceitaram participar do acordo, que permite o recebimento de recursos descontados indevidamente sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa. No entanto, pelo menos 50,2% das pessoas aptas ainda não aderiram.

No Brasil, 533 mil beneficiários serão contemplados ainda nesta semana. Em todo o País, 1,05 milhão de pessoas já formalizaram a adesão e vão receber de volta o dinheiro descontado. O pagamento é feito por ordem de adesão, em parcela única, corrigido pela inflação, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Quem pode aderir?

Aposentados e pensionistas devem acessar o aplicativo Meu INSS, ligar na Central 135 ou ir a agências dos Correios para verificar se há descontos indevidos entre 2020 e 2024. Em Mato Grosso do Sul, os Correios atenderam 35,5 mil pessoas, sendo 10,4 mil só em , até esta segunda-feira (21). O prazo para contestações segue até 14 de novembro e pode ser prorrogado.

Depois, aqueles que contestaram irregularidades e não receberam resposta do INSS após 15 dias úteis, devem aceitar o acordo para receber de volta o valor. A adesão é gratuita e também deve ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou em Agências dos Correios. A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aderir pelo aplicativo?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
  2. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
  3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
  4. Clique em “Enviar” e depois é só aguardar o pagamento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued