Mato Grosso do Sul enfrenta dias de calorão e baixa umidade relativa do ar, o que tem resultado em alertas diários das estações meteorológicas, principalmente para os riscos à saúde. No entanto, nesta quinta-feira (11), o cenário começa a mudar para parte do Estado, especialmente para a região sudoeste de MS.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 34 municípios sul-mato-grossenses estão sob alerta de perigo potencial para tempestade.
Isso significa que estes locais podem registrar chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h — ou até 50 mm/dia —, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Confira a lista de municípios sob alerta clicando aqui.
Em Bonito, cidade a 259 km de Campo Grande, moradores já perceberam as primeiras mudanças meteorológicas. Após os termômetros atingirem máximas de 40°C nesta quinta, ventos e garoa surpreenderam quem trafegava pelas ruas. Vale pontuar que a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva para a cidade.
Importante ressaltar que, em caso de rajadas de vento, não é seguro se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos ligados à tomada e, caso necessário, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Leia também: Ventania deixa duas casas destelhadas e causa danos em caixa d’água no Tiradentes: ‘Começou a chover’
Tempo seco coloca cidades de MS em emergência com baixa umidade do ar
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Dáfini Lisboa)