O estado de Mato Grosso do Sul soma cinco registros de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, segundo dados divulgados neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde.
Os casos foram notificados nos municípios de Campo Grande, com três registros (um descartado e dois suspeitos), Ladário, Rio Brilhante e Sidrolândia, com um caso suspeito cada.
Em nível nacional, o Ministério da Saúde confirmou 225 registros de intoxicação por metanol — somando casos confirmados e em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações, com 14 confirmações e 178 investigações em andamento.
No total, o país tem 16 casos confirmados e 209 em investigação, distribuídos por 13 estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram os casos inicialmente registrados já descartados.
O balanço também aponta 15 mortes notificadas — duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda em investigação, sendo uma em Mato Grosso do Sul.
As informações foram consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional e refletem os dados enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5). O Ministério da Saúde atualiza os números diariamente em seus canais oficiais, a partir das 17h.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)