Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS deve chegar a 500 mil emissões da nova carteira de identidade nacional neste ano

Instituto de Identificação prevê inauguração de dois novos postos de atendimento em Campo Grande, ainda em agosto
Karina Campos -
identidade
Emissão da nova identidade em postos de atendimento. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Após dois anos da implementação da emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), conhecida popularmente como “novo RG”, deve chegar, ainda neste ano, à marca de 500 mil documentos emitidos. A meta para todas as unidades da Federação, estabelecida pelo , para a troca do velho Registro Geral, segue até 2032.

De janeiro a junho deste 2025, o Instituto de Identificação, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ), soma 169.970 CIN expedidas. Ao todo, o governo já emitiu 453 mil documentos desde 2024.

Segundo o diretor da pasta, Daniel Ferreira Freitas, a expectativa é de que, em setembro deste ano, o instituto atinja a marca de meio milhão de CIN registradas. Ele explica que a ampliação de vagas para o agendamento sanou a reclamação sobre a falta de vagas mensais, principalmente aos fins de semana.

Agendamentos

“Em , por exemplo, são em torno de 800 agendamentos por dia, nos sete postos de atendimento. A sede funciona para casos de urgência e relevância. Fazemos um encaixe”.

“No interior, são 1,3 mil vagas. As vagas foram expandidas a partir da minha nomeação como diretor, em maio do ano passado. Coloquei vagas aos sábados no Shopping Pátio Central, que é o maior posto atualmente de Campo Grande, com 386 vagas ao dia, mais 60 vagas extras toda sexta-feira da semana subsequente”.

O órgão abre as vagas todo dia 30, para o mês seguinte. Contudo, quando o cidadão não consegue vagas pelo site, mas necessita da emissão da CIN, basta procurar uma unidade de atendimento próxima e comprovar a urgência.

“Todo cidadão tem direito a um encaixe. Basta comprovar a demanda e a urgência do documento, por exemplo, uma viagem, a posse de um concurso público, uma entrevista com o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social]. Pode levar essa demanda para o chefe imediato dos postos, mesmo não havendo a vaga disponível no site. Todo posto de identificação sabe dessa regra”.

emissão da nova identidade
Daniel Ferreira Freitas, diretor do Instituto de Identificação. (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Modernização

No dia 9 de julho, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública publicou o aviso de licitação, no Diário do Estado, para que o Instituto de Identificação contrate uma empresa especializada para emissão da Carteira de Identidade. O pregão ocorre dia 24 de julho, na sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração).

Freitas explica que a medida deve modernização às ferramentas de emissão da identidade, principalmente no interior do Estado. “O padrão será o mesmo, mas com equipamentos mais modernizados”.

“Hoje, existem no Estado os postos on-line e off-line. Nos maiores postos, principalmente de Campo Grande, a captura de dados é feita por scanner biométrico, documentos digitalizados. Com essa readequação, todas as estações serão completas”.

“Nos 50 pontos off-line, como nas menores cidades do Estado, a coleta é feita de forma parcial. O cidadão não precisa mais levar a foto 3×4 impressa. A Sejusp adquiriu celulares e tabletes para o cidadão, peritos dos postos, servidores, fazerem a captura de imagem e a coleta da assinatura digital. Após a digitalização do prontuário, fazemos a coleta da tinta. Metade digitalizado, mas a coleta ainda é na tinta. Com a vinda dessas novas estações, será 100% digital”.

Novos postos de atendimento

Contudo, Campo Grande deve inaugurar em agosto dois novos postos de atendimento, sendo no Shopping Norte Sul e no Comper Itanhangá. A expectativa é ampliar o número de agendamentos para 400 por dia. Assim, a Capital chegará a 9 postos de atendimento.

tem dois postos, sendo o Núcleo Regional de Identificação e no Poupa Tempo da prefeitura, na Marcelino Pires, na área central, com 60 a 70 vagas a mais. Vamos duplicar o atendimento. Serão cinco estações. Hoje, tem de 90 a 100 vagas e serão ampliadas para 200, previstas para agosto. Isso foi ordem da Secretaria para a demanda”.

Emissão de graça

A emissão da primeira via do “novo RG” é totalmente gratuita. O governo lançou a nova identidade para oferecer mais segurança e substituir o antigo RG.

O novo RG unifica o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) como identificador principal e conta com QR Code e código MRZ (o mesmo utilizado em passaportes), dificultando fraudes e permitindo a verificação eletrônica da autenticidade. Informações complementares, como tipo sanguíneo e dados de saúde, também podem ser incluídas.

O prazo de validade do documento varia conforme a idade: 5 anos para crianças de 0 a 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A gratuidade segue até 2032, conforme definido pelo Governo Federal.

Como emitir a nova identidade?

  1. Agende on-line, sem custos: os cidadãos podem realizar o agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade de forma gratuita, através do site http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
  2. Escolha a opção: ao acessar o site, selecione a opção “1ª ou 2ª emissão do RG” para dar início ao processo de agendamento.
  3. Selecione o posto de atendimento: opte por um posto de atendimento próximo à sua residência para maior comodidade e acessibilidade.
  4. Escolha dia e horário: selecione o dia e horário disponíveis que melhor se adaptem à sua agenda.
  5. Preencha os dados: complete os campos obrigatórios com suas informações pessoais e insira os caracteres de segurança solicitados.
  6. Confirme o agendamento: certifique-se de que o protocolo de agendamento foi enviado para o seu e-mail cadastrado, confirmando, assim, a sua marcação para a emissão do novo RG.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

governo de ms minerio

ANM paralisa atividades por ‘colapso orçamentário’ e deixa mineradoras de MS sem suporte

Últimas Notícias

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista

Polícia

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

A Polícia Militar Rodoviária apreendeu mais de 20 toneladas de maconha escondidas em carga de milho em Amambai, cidade a 351 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Protetor, na manhã desta sexta-feira (17). De acordo com a polícia, equipe fazia fiscalização na MS-386, KM 63, trecho entre Amambai e Ponta Porã, quando abordou um … Continued