Pular para o conteúdo
Cotidiano

e-MS dificulta defesa em multas ambientais de Mato Grosso do Sul, apontam advogados

Ação aponta que órgão vinculado à pasta de Jaime Verruck dificulta acesso a processos
Gabriel Maymone -
imasul
Imagem ilustrativa. (Divulgação, Imasul)

Problemas no funcionamento do e-MS dificultam a defesa em casos como processos com multas ambientais aplicadas em , acusam advogados.

Ação civil pública movida pelo Idam (Instituto de Direito Agroambiental) acusa o (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) de falta de transparência e de dificultar defesa de autuados em processos ambientais pelo órgão.

No site oficial, o Idam afirma ser entidade civil privada, sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis (SC), que tem como objetivo garantir a segurança jurídica nas relações ambientais e do .

O Imasul é uma autarquia responsável pela gestão ambiental, vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), pasta chefiada por Jaime Verruck.

No processo, os advogados que atuam na entidade afirmam que enfrentam dificuldades constantes no acesso a documentos e na obtenção de cópias de processos essenciais para a defesa dos interesses de seus clientes.

Para a entidade, a situação se agravou com a conversão dos processos físicos para eletrônicos (e-MS). “Em vez de proporcionar transparência e agilidade, tem se mostrado ineficaz, pois as informações disponibilizadas são incompletas e desencontradas; atualmente, o fornecimento de cópias de processos administrativos ocorre exclusivamente por meio do e-mail [email protected], procedimento que impõe entraves burocráticos desnecessários, tornando o acesso às informações ainda mais moroso e incerto”.

Por outro lado, o Imasul informou à Justiça que não foram apresentadas provas que demonstrem a alegada demora no atendimento de solicitações. Ainda, que os processos exigem análises técnicas e fundamentadas, que demandam tempo, considerando a complexidade do tema.

A entidade anexou decisões judiciais de outros casos em que foi reconhecido judicialmente a morosidade injustificada do Imasul para disponibilizar documentação. No entanto, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa entendeu não ser suficiente para comprovar uma falha estrutural.

Por isso, o magistrado recebeu a ação, mas negou liminarmente um pedido para que o órgão ambiental disponibilize acesso integral e rápido a processos administrativos.

Então, o juiz abriu prazo para o Imasul apresentar nova contestação e dar continuidade ao processo.

A reportagem acionou os canais oficiais de comunicação do Imasul, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued