Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS reforça vigilância e visita produtores após caso de gripe aviária

Mato Grosso do Sul é o 6º estado do país que mais exporta carne de aves
Priscilla Peres -

O fim de semana foi de alerta em todo o país, após a confirmação de um caso de gripe aviária no , e no a situação é a mesma. Produtores e autoridades estão em atenção, reforçando os cuidados e apreensivos com os desdobramentos.

A notícia cai como uma bomba no país, que é um grande exportador de aves. Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking dos estados, sendo responsável atualmente por 4,1% da receita brasileira com exportações (US$ 2,47 bilhões), no primeiro trimestre de 2025.

Diretor-presidente da Iagro/MS, Daniel Ingold, afirma que a confirmação da gripe aviária em uma galinha doméstica, em 2023, treinou a equipe para este momento. Então, as equipes estão em campo, visitando produtores e em alerta.

“Estamos em vigilância constante e levando o máximo de informações corretas aos produtores do Estado, mas apreensivos com a repercussão e impactos para a economia”, explica Ingold.

Presidente da Avimasul MS, Franciele Corneli, destaca que o setor estava reunido na sexta-feira (16), quando a notícia chegou. Desde então, os cuidados com biossegurança foram redobrados. “Estamos nos preparando para esse momento há muito tempo”, destaca ela, visto que a gripe aviária é um problema sanitário global.

Impactos na economia

Mais de 10 países decidiram suspender as importações de carne de aves do Brasil, entre elas a , que é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul. , Argentina, Uruguai, Chile, Médico, Africa do Sul, Canadá e outros integram a lista.

Em quatro meses de 2025, a China comprou 9,7 mil toneladas de carne de frango de Mato Grosso do Sul. Isso significa que o país é responsável pela importação de 16,4% de toda a produção do Estado que vai para o exterior.

De janeiro a abril, a venda de carne de aves para a China rendeu 22 milhões de dólares ao Estado, segundo dados do boletim Casa Rural. Entre janeiro e abril, Mato Grosso do Sul abateu 57,5 milhões de animais e representou queda de 4% em relação aos 60,1 milhões de animais abatidos em igual período de 2024.

A boa notícia é que alguns países, como o Japão, aderiram à regionalização do caso. Isso significa que deixaram de importar carne de aves apenas do Rio Grande do Sul. Japão é o segundo país que mais compra aves do Mato Grosso do Sul.

Consumo de carne e ovos é seguro

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) esclarece que não há risco de transmissão da doença pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados e preparados. O nutricionista Emerson Duarte destaca que a gripe aviária não é transmitida por meio da ingestão de produtos avícolas.

“A população pode continuar consumindo carne de frango e ovos com total segurança, desde que sejam adquiridos de fontes confiáveis e preparados adequadamente”. Duarte reforça ainda que produtos como frango assado, cozido, grelhado ou ovos devidamente preparados são absolutamente seguros.

A transmissão da IAAP ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, ou por secreções contaminadas, e não envolve o consumo de alimentos. “O risco de infecção para a população em geral é considerado praticamente nulo”, afirma o especialista.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador de Rio Brilhante morre em hospital de Dourados após sofrer queda de bicicleta

cpi santa casa rafael tavares

Tavares vai tentar derrubar veto do PL sobre atletas trans em competições femininas

173% mais caro: prefeito é pressionado a rescindir contrato sem licitação para projetos de obras

Rosaly Lopes

Cientista da Nasa vem a Campo Grande para palestra gratuita no Glauce Rocha

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

É AMANHÃ: Supercopa de Vôlei tem ingressos a partir de R$ 40; saiba como garantir o seu

consórcio ônibus petição

Petição contra Consórcio Guaicurus fecha semana com quase 8,4 mil assinaturas

Bebê que morreu após se afogar em piscina iria completar 1 ano no fim de semana

Últimas Notícias

Famosos

Ao vivo, Angélica surpreende Lula com pedido sobre STF: ‘Vai perder a chance?’

No GNT, Angélica aproveitou o espaço para fazer um pedido especial ao presidente Lula a respeito do Supremo Tribunal Federal

MidiaMAIS

Gordinha? Cobra sobe na balança para exames e tem estado de saúde verificado em Campo Grande

Cobra Rachel foi medida com fita métrica, realizou ultrassonografia e subiu na balança com o apoio dos profissionais do complexo

Polícia

Rapaz é baleado em Sidrolândia e identifica autor do crime antes de desmaiar

Médicos afirmaram que o atendimento rápido evitou uma hemorragia fatal no rapaz

Cotidiano

BR-163 tem dez trechos interditados neste fim de semana; confira

Além das interdições, 14 trechos da BR-163 operam em sistema 'Pare e Siga'