Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS registra queda em casos de síndrome respiratória por Influenza A

Informação é do novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (5)
Osvaldo Sato -
Casos de SRAG devem permanecer estáveis na maior parte de MS
Apenas em 2025 foram notificados 83.928 casos de SRAG em todo o Brasil (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Enquanto grande parte do país enfrenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelos vírus da A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o apresenta um cenário mais otimista, com sinais de queda nas ocorrências associadas à influenza A em jovens, adultos e idosos. A informação é do novo Boletim InfoGripe da , divulgado nesta quinta-feira (5).

De acordo com o levantamento, que analisou dados da Semana Epidemiológica 22 (de 25 a 31 de maio), o estado sul-mato-grossense se destaca como um dos poucos a registrar essa tendência de recuo, juntamente com Ceará, Pará e Tocantins. Apesar disso, todos os patamares ainda são considerados elevados de incidência.

Panorama nacional

Apesar da boa notícia para Mato Grosso do Sul, o cenário nacional ainda demanda atenção. O boletim da Fiocruz aponta que 25 das 27 Unidades da Federação estão em nível de alerta, risco ou alto risco para SRAG, com tendência de crescimento.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, reforça a importância da vacinação. “Reforço a importância da vacinação contra o vírus da influenza A, especialmente nas populações mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com comorbidades e gestantes”, alerta.

SRAG em diferentes faixas etárias

A análise do InfoGripe revela que a mortalidade por SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante entre crianças e idosos. No caso dos idosos, a influenza A é o principal responsável pelos óbitos. Já entre as crianças, predominam as ocorrências e mortes por rinovírus e influenza A.

Portella explica que o VSR tem impulsionado o aumento de casos de SRAG em crianças de até quatro anos. “Porém, o rinovírus e a influenza A também têm contribuído para o aumento dos casos de SRAG nessa faixa etária e em adolescentes de até 14 anos”, detalha. Para adultos e idosos acima de 65 anos, a influenza A é a principal causa de hospitalizações por SRAG.

Balanço Epidemiológico de 2025

Até o momento, em 2025, foram notificados 83.928 casos de SRAG em todo o Brasil. Desse total, 41.455 (49,4%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os vírus identificados nos casos positivos nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a influenza A foi responsável por 38,9%, o VSR por 47,3%, o rinovírus por 15,9%, o Sars-CoV-2 (Covid-19) por 1,7% e a influenza B por 0,9%.

Em relação aos óbitos, a presença desses vírus entre os positivos no mesmo período foi de 73,4% para influenza A, 1,3% para influenza B, 12,8% para VSR, 10,4% para rinovírus e 5,1% para Sars-CoV-2.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued