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Cotidiano

‘Não perturbe’: campo-grandenses opinam sobre projeto que promete o fim das ligações indesejadas

Agência determina que operadoras adotem proposta contra telemarketing; confira como participar
Heloisa Duim, Aline Machado -

Com o objetivo de evitar a ocorrência de chamadas de empresas, a (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que todas as operadoras deverão aderir ao sistema “Não me Perturbe”. A decisão foi tomada na última terça- (2) e deverá ser cumprida no prazo de 60 dias.

Após o período estipulado, todas as prestadoras não poderão oferecer serviços por telefone para consumidores listados no sistema. A medida também se aplica às empresas de pequeno porte.

A proposta surge como solução para o incômodo gerado por ligações excessivas. Rilton Farias da Costa, de 25 anos, é operador de máquinas e lida com as chamadas constantes, que infiltram-se entre ligações importantes.

“Antes ligavam com o número de , agora estão ligando com DDD daqui. Eles ligam e a gente acha que é uma coisa importante. Atende e são eles. E por outro lado, as vezes a gente não atende porque acha que são eles e é algo importante. eles. É complicado”, lamenta.

Cleonice Ferreira da Silva, de 52 anos, enfrenta situação parecida. A ajudante de operação destaca que, apesar de bloquear alguns dos números, sempre encontram uma forma de causar incômodo. “Às vezes só desligo, mas pode ser uma ligação importante e a gente acha que é desses telemarketings e acaba não atendendo”, afirma.

Além disso, algumas dessas chamadas são realizadas pelas próprias companhias telefônicas. “Na hora que a gente pensa que alguma coisa é importante, são eles perguntando se a gente quer mudar de plano, perguntam se a gente quer baixar o valor, aumentar o valor. Para a gente é um transtorno. É muita perturbação, umas 15, 20 ligações por dia”, comenta a auxiliar de produção Gilmara Pereira, de 23 anos.

“Não Me Perturbe”

Anteriormente, a plataforma era adotada somente por empresas participantes do SART (Sistema de Autorregulação das Telecomunicações), órgão da Conexis Brasil. Além das operadoras como Claro, Vivo, TIM, Oi, Algar, Ligga e Sky, agora o site de serviço também inclui outras 67 instituições financeiras.

O sistema representa uma esperança de acabar de vez com as chamadas que tanto incomodam. Ellen Stephanie da Silva Brandão, de 25 anos, trabalha com telemarketing e destaca que vai recorrer à iniciativa para se livrar das mais de 10 ligações que recebe diariamente.

“Será uma maravilha se der certo mesmo porque é muito chato isso. No momento que você menos tá esperando, a pessoa liga e fica naquela chateação, enchendo o saco. Isso vai ser perfeito. Vai melhorar muito a vida de todo mundo”.

Inscrição

O “Não Me Perturbe” ajuda a evitar a oferta de produtos e serviços de telecomunicações e instituições financeiras. As empresas incluem áreas como telefone, TV, , empréstimos e cartão de crédito.

A inscrição pode ser realizada através do site www.naomeperturbe.com.br.

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