Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Dia do Consumidor, Procon esclarece direitos e atende reclamações no centro de Campo Grande

A ação visa proteger os consumidores de falsas promoções e facilitar o acesso aos serviços do Procon
Lethycia Anjos, Carol Leite -
Ação do Procon
Ação do Procon (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Uma das datas mais esperadas entre consumidores e lojistas, o Dia do Consumidor, celebrado neste sábado (15), promete impulsionar as vendas do comércio em . No entanto, é preciso ter cautela na hora das de fazer as compras para não cair em falsas promoções e garantir a economia.

Pensando nisso, o Procon de está promovendo uma ação especial no Pátio Central Shopping, no centro de Campo Grande, para reforçar a defesa dos direitos dos consumidores e promover a transparência nas relações de consumo.

Ângelo Motti, secretário executivo do órgão, explica que a ação, busca descentralizar os atendimentos ao consumidor, realizados na sede do Procon, a fim de facilitar o atendimentos.

“Todo atendimento que fazemos na nossa sede, a gente trouxe para cá. Durante o dia todo estaremos aqui à disposição dos consumidores. É a segunda edição que aqui nesse shopping. Há 20 dias fizemos uma ação, mas aqui em frente, na calçada”, explica.

No Centro de Campo Grande, embora o movimento estivesse intenso, o fluxo de consumidores seguia o habitual para um fim semana, isso porque grande parte das empresas investiram em ações promocionais ao longo da semana em alusão ao Dia do Consumidor.

‘Empresário não teme a presença do Procon’

Ação do Procon
Ângelo Motti (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A iniciativa, que ocorre a pedido dos próprios lojistas, marca a primeira vez que o Procon atua dentro do shopping.

“Isso demonstra que o empresário não teme a presença do Procon, o que indica que ele está agindo corretamente e busca fortalecer a relação de confiança com o consumidor”, destacou Motti.

Com a expectativa de atender entre 70 e 100 pessoas ao longo do dia, a equipe está reforçando os principais direitos e deveres dos consumidores, além de divulgar os serviços digitais disponíveis no site e no aplicativo MS Digital.

“A cada 10 ou 15 minutos, estamos atendendo uma ou duas pessoas”, enfatizou o secretário.

A programação especial da semana incluiu, na sexta-feira (14), um debate sobre gênero nas relações de consumo, realizado no auditório do Procon, vinculado à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos ).

Telefonia lidera queixas de consumidores

Ação do Procon
Consumidores participaram da ação (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Elisângela Rezende, de 55 anos, é uma dessas consumidores que aproveitou a oportunidade para buscar informações sobre os serviços de internet que utiliza.

“Eu vim procurar esclarecimentos sobre o plano de internet. O plano de internet para a gente, hoje em dia, é ótimo ter esclarecimentos sobre as empresas, porque precisamos deles o tempo todo. Hoje temos que estar informados do que está acontecendo com os planos de internet”, afirmou a consumidora.

Elisângela explicou que utiliza serviços de duas empresas diferentes: um plano móvel e outro residencial. No entanto, enfrenta dificuldades em obter informações claras diretamente com as operadoras. “Eu procurei o Procon porque a empresa não oferece esses esclarecimentos”, disse.

Ação do Procon
Elisângela (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A consumidora relatou ainda que a falta de atendimento em lojas físicas tem sido um grande obstáculo, especialmente quando precisa migrar de um plano para outro.

“Mudança de plano de gigabytes em lojas físicas não está tendo. A gente precisa migrar de um plano para o outro e só o fato de não ter uma loja física incomoda”, desabafou.

Ela revelou que a busca pelo Procon veio por meio de uma recomendação. “Me indicaram procurar o Procon (sede oficial) para obter informações já que a empresa não está me atendendo”, completou.

A ação do , que acontece das 8h às 16h, tem o intuito de oferecer orientações sobre direitos e deveres do consumidor, além de divulgar os serviços digitais da instituição.

Quem são as campeãs de reclamações em MS?

Neste Dia do Consumidor, o Jornal Midiamax apurou junto a órgãos de defesa do consumidor que empresas de telefonia continuam entre as líderes de reclamação dos consumidores de Mato Grosso do Sul. No Procon Campo Grande (de jurisdição municipal), as concessionárias de água e esgoto, energia elétrica e, também, as empresas de telefonia lideram o ranking. Entre as infrações mais contabilizadas estão corte de serviços, aumento de tarifas, fidelização de linha telefônica e registro de consumos excessivos. 

Já no Procon Estadual (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), entre as cinco principais reclamações registradas pelos consumidores no órgão, em 2024, estão casos envolvendo cobrança e contestação de valores praticados pelas empresas – eles somam 58,62% das reivindicações e, ao todo, há 14.010 reclamações no Procon MS.

Ação do Procon
Dia do Consumidor (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O que as empresas devem fazer?

Para não serem alvo de reclamações, as empresas precisam respeitar vários deveres previstos no CDC. Entre as determinações, está a disponibilização de “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”. 

Isso inclui listar dados relacionados à quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, além dos eventuais riscos inerentes a esta aquisição. Assim, respeitar essa normativa evita divergências e assegura transparência na relação de consumo. Já o cliente precisa ficar atento a esses detalhes para evitar frustrações.

Como denunciar

Denúncias podem ser encaminhadas por meio dos canais oficiais: Disque Denúncia 151, aplicativo MS Digital e pelo site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros são analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob risco de extinção, morte de tatu-canastra na BR-262 ascende alerta para preservação de espécie ‘rara’

VÍDEO: cervo escapa de onça-pintada em cena registrada no Pantanal sul-mato-grossense

Caminhoneiro morre ao bater de frente com carreta após desviar de ciclista na BR-163

Sete são presos e carros de luxo apreendidos em ação que mirou quadrilha de contrabando

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Mato Grosso do Sul tem déficit de 11 milhões de toneladas em armazenagem de grãos

Últimas Notícias

Polícia

Hóspede é assaltado ao retornar para hotel na região da antiga rodoviária em Campo Grande

Vítima havia saído para jantar e ao retornar foi assaltado por três pessoas em situação de rua

Cotidiano

Coleta de recicláveis, oficinas e yoga: drive-thru da reciclagem começa na próxima semana em CG

A programação acontecerá das 09h às 18h, nos dias 23, 24 e 25 de outubro

Polícia

VÍDEO: Condutor é preso pela PMR em Paranaíba com drogas escondidas dentro dos pneus

durante a vistoria, foram observadas deformações nos pneus e o motorista acabou confessando transporte de entorpecente. Veículo foi conduzido até uma borracharia, que abriu os pneus e revelou a droga escondida

Transparência

STJ enterra denúncia de improbidade administrativa contra André Puccinelli

Tribunal manteve extinta ação por supostas irregularidades em contrato de tecnologia