Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em nota, sindicato dos médicos alerta para caos na pediatria e denuncia falta de especialistas nos postos da Capital

Documento aponta sobrecarga nos atendimentos e redução do número de pediatras em atividade na Capital
Jennifer Ribeiro -
crianças
CRS do bairro Tiradentes (Divulgação, PMCG)

O -MS (Sindicato dos Médicos de ) enviou, no dia 1° de setembro, um ofício à Secretaria Municipal de Administração e Inovação de , alertando para a preocupante situação da pediatria na capital.

No documento, o sindicato aponta sobrecarga nos atendimentos durante os períodos de doenças sazonais, redução do número de pediatras em atividade e divergências nos dados oficiais sobre a quantidade de profissionais disponíveis na rede municipal de saúde.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Outro ponto destacado no ofício é a descontinuidade do pronto atendimento pediátrico do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Segundo a entidade, toda a demanda de urgência e emergência, antes absorvida pelo hospital, agora passou para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Capital, que não possuem estrutura adequada para atendimento.

“Nosso objetivo é assegurar que a população tenha acesso a um atendimento pediátrico digno, seguro e eficiente, e que os médicos tenham condições adequadas de trabalho. O problema é grave e precisa de soluções imediatas”, aponta Marcelo Santana Silveira, presidente do SinMed-MS.

O que diz a Prefeitura?

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da (Secretaria Municipal de Saúde), afirmou que vem buscando maneiras de melhorar os serviços prestados à população campo-grandense.

Sobre o número de casos registrados durante os períodos de doenças sazonais, a secretaria reconheceu que, durante o outono e o inverno, é comum o aumento significativo na procura por atendimento médico, já que há maior circulação de vírus respiratórios, como Influenza e VSR (Vírus Sincicial Respiratório). Para suprir a demanda, a Sesau explicou que houve reforço das campanhas de vacinação e ações de orientação à população, visando reduzir a transmissão de doenças e, consequentemente, o impacto sobre a rede de saúde.

Já sobre a redução no número de pediatras em atividade apontada no documento, a secretaria explicou que há dificuldade de contratação desses profissionais em todo o país, no entanto, a Prefeitura tem promovido chamamentos públicos ao longo do ano para recompor as equipes.

Divergência de dados

Quanto às divergências nos dados sobre a quantidade de profissionais disponíveis na rede, a Sesau explicou que eventuais diferenças podem ocorrer em razão da natureza dinâmica da assistência em saúde. Isso porque a disponibilidade de profissionais varia conforme escalas, afastamentos legais e atualizações cadastrais, o que pode gerar oscilações nos números apresentados.

Por fim, sobre a demanda nas unidades após a descontinuidade do pronto atendimento pediátrico do Hospital Regional, a secretaria informou que a “rede municipal acolheu essa demanda com agilidade”.

Para isso, a Sesau pontua ter integrado a atuação das unidades de Atenção Primária e dos serviços de Urgência e Emergência, destacando o fortalecimento do PAI (Pronto Atendimento Infantil), além da designação de pediatras adicionais para as UPAs Universitário e Coronel Antonino, que passaram a atuar como unidades de retaguarda para o atendimento infantil.

Conforme a secretaria, “essas medidas integraram o plano de contingência contra as síndromes respiratórias e apresentaram resultados exitosos”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Bêbado, homem agride ex-mulher e acaba preso em Bataguassu

Guarda Civil Metropolitana desocupa área invadida na Avenida José Barbosa Rodrigues

Inteligência Artificial: programa oferece 15 mil bolsas gratuitas para profissionais da educação

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Vacinação Covid-19

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Últimas Notícias

Polícia

Idoso de 82 anos morre após assalto e agressão na Vila Nhanhá

Caso ocorreu no domingo (12) e suspeito foi preso na terça-feira (14). Caso pode ser investigada como latrocínio

Transparência

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

Ministro quer agilizar julgamento de denúncia contra os dois conselheiros da Corte

Mundo

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Embarcação afundou parcialmente em manobra de rotina

Trânsito

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Um dos veículos saiu da pista após a batida