Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novo decreto visa ampliar políticas de inclusão e direitos de participantes do PRIMT

O decreto n° 16.416, de 20 de outubro de 2025, atualiza regras do programa com ampliação de cotas e inclusão social
Heloisa Duim -
Programa Primt, imagem ilustrativa (Divulgação, PMCG)

Com o objetivo de ampliar políticas públicas de inclusão e os direitos de participantes do PRIMT (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), a Prefeitura de publicou o Decreto n° 16.416, de 20 de outubro de 2025. A proposta atualiza as regras do programa, criado para promover oportunidades de trabalho e qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital.

Coordenado pela (Fundação Social do Trabalho), as principais mudanças incluem a ampliação de cotas de inclusão social, que agora passam a reservar vagas específicas para PcDs (Pessoas com Deficiência). Também considera-se pessoas negras, indígenas, , refugiados e pais e responsáveis de PcDs.

Segundo a prefeitura, o objetivo do decreto é fortalecer o caráter social e inclusivo do programa e assegurar que grupos historicamente vulnerabilizados possam acessar oportunidades de inserção produtiva. Ainda, o projeto prevê melhorias nas condições de trabalho dos beneficiários.

O novo texto estabelece critérios mais transparentes para ingresso e permanência no programa, com a realização de auditorias periódicas e fiscalização sobre o cumprimento das regras. O acesso ao PRIMT é para pessoas desempregadas há mais de três meses e em situação de vulnerabilidade social, sendo vedada a participação de mais de um membro por família.

Atualizações previstas

Para aqueles que atuam em funções que exigem esforço físico intenso ou maior exposição ao sol e intempéries – como atividade de limpeza urbana, por exemplo – poderá ser concedido um acréscimo de até 50% na bolsa-auxílio mensal, conforme disponibilidade orçamentária.

Além disso, pais ou responsáveis de pessoas com deficiência ou TEA (Transtorno do Espectro Autista) poderão ter jornada reduzida de seis horas diárias. A medida possibilita o acompanhamento de consultas e terapias sem prejuízo financeiro e o tempo dedicado à capacitação profissional também passa a integrar a jornada.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rússia faz testes com armas nucleares após Trump deixar em suspenso reunião com Putin

luiza ribeiro cpi

Luiza denuncia condições desumanas de trabalho do Consórcio Guaicurus ao MPT-MS

Campo Grande terá memorial com visitação ao quarto que recebeu João Paulo II

VÍDEO: Acidente aéreo impressionante mata dois pilotos durante explosão

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Obras de ampliação seguem na BR-163 nesta quarta-feira; confira trechos de desvio

Últimas Notícias

Transparência

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Denúncia diz que prefeito Nelson Cintra colocou comissionados em vez de concursados

Mundo

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Zambelli teve a prisão determinada pelo STF em junho, logo depois a parlamentar fugiu

Cotidiano

Professor esquece celular em carro de aplicativo e busca ajuda para recuperá-lo: ‘é ferramenta de trabalho’

Caso ocorreu na última terça-feira (21), quando o homem utilizou o serviço para se deslocar à Rodoviária de Campo Grande

Polícia

Idosa sofre prejuízo de R$ 37 mil após golpista se passar por funcionária de banco

Vítima alegou que acreditou na veracidade da ligação, pois a golpista possuía dados pessoais e de suas movimentações bancárias