A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande instituiu o Nama (Núcleo de Apoio às Mães Atípicas), um setor dedicado a agilizar a concessão de fraldas, dietas especiais e outros insumos para crianças com deficiência.
A criação do núcleo foi oficializada por meio da Resolução n. 920, publicada em edição extra do Diogrande, nesta segunda-feira (13).
Conforme já antecipado pelo Jornal Midiamax, o principal objetivo do Nama é realizar o mapeamento, cadastro e avaliação das necessidades das famílias para conceder os insumos de forma administrativa, com mais celeridade e de maneira humanizada.
A resolução que oficializa a iniciativa aponta como objetivo a prevenção de judicialização e promoção da efetividade do atendimento, evitando que as mães precisem entrar na Justiça para garantir o acesso aos itens.
Entre as competências do novo núcleo estão o cadastramento das mães atípicas e seus dependentes, a avaliação técnica para a concessão dos insumos e a articulação com a rede de serviços públicos e órgãos de justiça.
“A criação de mecanismos administrativos visa contribuir para ampliar o acesso das famílias aos insumos necessários”, justifica o texto da resolução, assinado pela gestora coordenadora do Comitê Gestor da Sesau, Ivoni Kanaan Nabhan Pellegrinelli.
O Nama será composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo um coordenador, um servidor do setor de compras, um profissional da área de saúde e um servidor de apoio administrativo. A resolução entrou em vigor na data da publicação.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
(Revisão: Bianca Iglesias)