Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ouvidoria Judiciária de MS apresenta balanço de 2024

Ao longo de 2024, a Ouvidoria registrou um total de 1.482 reclamações, sendo 836 no primeiro semestre e 646 no segundo
Schimene Weber -
justiça
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Divulgação, TJMS)

A Ouvidoria Judiciária do (Tribunal de Justiça de ) divulgou, na última semana, o balanço das atividades realizadas ao longo de 2024, destacando a eficiência, a celeridade e o comprometimento na resolução de demandas judiciais e administrativas. O levantamento abrangeu todos os atendimentos realizados ao longo do ano, incluindo os feitos no primeiro e segundo semestres, com dados consolidados até o dia 19 de dezembro.

Ao longo de 2024, a Ouvidoria registrou um total de 1.482 reclamações, sendo 836 no primeiro semestre e 646 no segundo. Um dos pontos que se destacaram no relatório foi o índice de resolutividade, que alcançou um impressionante 92,58% no primeiro semestre, refletindo o comprometimento da instituição com a satisfação e a celeridade na resposta às demandas da sociedade.

Outro dado relevante foi o número de reclamações que foram resolvidas a partir de solicitações provenientes de instituições como o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ao todo, 284 casos encaminhados pelo CNJ foram solucionados, e 253 reclamações da OAB receberam a devida atenção e foram resolvidas ao longo do ano.

A atuação da Corregedoria também merece destaque. Sem a necessidade de formalização de reclamações, foram solucionados 2.524 processos em atraso nos Cartórios, na Coordenadoria de Processamento Eletrônico (CPE) e nas Centrais de Mandados. Esse total foi dividido entre 1.212 processos resolvidos no primeiro semestre e 1.312 no segundo semestre, demonstrando a eficácia das ações proativas adotadas pela Corregedoria para desburocratizar e otimizar o atendimento.

Além disso, o segundo semestre também marcou o arquivamento de 686 reclamações pela Corregedoria, evidenciando o fluxo constante e eficiente na resolução dos casos. Este resultado reflete a implementação de práticas administrativas mais modernas e eficazes, que buscam sempre a melhoria contínua dos serviços prestados.

Com esses números, a Ouvidoria Judiciária do TJMS reforça seu papel fundamental na promoção da transparência, na melhoria da gestão dos serviços judiciais e no fortalecimento da confiança da população no sistema judiciário estadual. O trabalho desenvolvido ao longo de 2024 demonstra um compromisso sólido com a eficiência e a justiça para todos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aprova regras para julgamentos do STF e envia texto ao Senado

Casal é preso em flagrante por violência física e psicológica contra idosa

tcu br-163 ministro

TCU: persistem indícios de irregularidades graves em 15 obras fiscalizadas

Dólar tem leve alta com cautela externa e fiscal, mas fecha abaixo de R$ 5,40

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Novela gravada em Campo Grande aposta em formato vertical para redes sociais

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã

Além disso, o líder da bancada terá direito de participar das reuniões de líderes da Câmara

Cotidiano

Corredor morre na Santa Casa dez dias após passar mal na Corrida do Pantanal

Ele foi socorrido por médicos durante o evento esportivo

Esportes

Bahia bate Internacional em jogo atrasado e encosta no G-4 do Brasileirão

Se colocou em boa posição na briga por vaga na Copa Libertadores 2026

Cotidiano

VÍDEO: Shopping Campo Grande fica sem energia elétrica

Segundo a shopping, houve uma indisponibilidade que causou a queda da energia