Há uma semana internada na Santa Casa de Campo Grande, Francisca Moreira de Araújo, de 73 anos, está à espera de uma cirurgia ortopédica no joelho. De acordo com Valéria Barreto de Freitas, neta da paciente, o hospital deixa a idosa em jejum diariamente, na expectativa do procedimento, que sempre é cancelado.
Segundo a familiar, a paciente estava em casa aguardando vaga para internação, que surgiu na última quinta-feira (25). Desde então, todos os dias, a equipe hospitalar a coloca em jejum às 23h, visando à possibilidade cirúrgica. Na maioria das vezes, Francisca recebe apenas uma refeição diária do hospital, devido ao horário de cancelamento tardio.
“Hoje ela ainda está em jejum porque disseram que vai operar, mas não sabem a hora. Ela está sem comer e sem beber desde 23h de ontem. Só esperamos que não cancelem mais uma vez”, relata a acompanhante.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além disso, a ausência médica também é citada. Após dias sem visita, a família registrou reclamação no SAC do hospital e o médico conferiu a situação da paciente. Familiares também buscaram a assistência social a respeito da situação, mas não obtiveram respostas.
Comunicado da Santa Casa
A equipe do Midiamax entrou em contato com a Santa Casa, em razão do caso de Francisca. Em nota, o hospital informou que “em decorrência do persistente desequilíbrio econômico-financeiro do contrato com o Município, vencido desde agosto/2024 sem qualquer reajuste, o Hospital enfrenta sérias dificuldades para honrar compromissos com as equipes médicas e fornecedores, comprometendo a sustentabilidade de suas operações”.
Ainda, a instituição explica que sempre se preocupou com a pronta resolução dos casos. “A diretoria está profundamente empenhada para que essa situação seja rapidamente resolvida, inclusive para a normalização de alguns de nossos serviços, incluindo a ortopedia, onde as cirurgias eletivas foram temporariamente suspensas.”
“Diante desse cenário, a Santa Casa se viu obrigada a procurar o Poder Judiciário para buscar o equilíbrio e a regularização do contrato para manter os atendimentos e sua missão institucional de cuidar da saúde dos pacientes, ajuizando a ação 0854702-73.2025.8.12.0001, contra a inércia do Município em dar solução adequada ao caso, única forma de o Hospital reagir a essa calamitosa situação.”
Por fim, a Santa Casa destaca que “assim que os serviços retornarem à normalidade, os agendamentos das consultas serão realizados. Em caso de intercorrências, orientamos que o paciente deve procurar um Pronto Atendimento (24h).”
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)