Uma paciente de 56 anos, residente em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, foi submetida a uma cirurgia bem-sucedida no Hospital Regional, onde uma equipe médica multidisciplinar removeu um tumor no ovário com um peso aproximado de 11 quilos.
A cirurgia foi considerada um sucesso, e a paciente se encontra em recuperação estável. Ela apresentava um quadro de crescimento abdominal progressivo há cerca de cinco meses, o que levou à investigação e à descoberta da grande massa cística no ovário.
A cirurgia foi conduzida pelas cirurgiãs oncologista Dra. Micheli Solís e pela cirurgiã geral Dra. Laura Rojas, com o auxílio de residentes, da anestesista Dra. Larissa Mora e da enfermeira Mirian Maldonado.
Os tumores ovarianos podem ser de diversos tipos, com origens em diferentes células do ovário. Alguns dos tipos mais comuns incluem tumores epiteliais, tumores de células germinativas e tumores estromais.
Os tumores epiteliais são os mais frequentes e podem ser benignos, de baixo potencial de malignidade ou malignos. Cistos ovarianos, como os cistos funcionais, são exemplos de tumores benignos. O diagnóstico e tratamento adequados dependem do tipo específico do tumor e de suas características.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.