Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pacientes relatam horas de espera na UPA Leblon e GCM aciona reforço para manter a ordem

Dezenas de pacientes relataram longas horas de espera por atendimento, gerando um clima de revolta, que escalou ao ponto de a GCM pedir reforços para manter a ordem no local
Osvaldo Sato, Rodrigo Santos -

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Leblon, em , teve uma quarta-feira (13) crítica, com muitas reclamações de usuários sobre demora para serem atendidos. Muitos relataram horas de espera, o que gerou um clima de indignação, que escalou ao ponto de a GCM (Guarda Civil Municipal) pedir reforço para conter os ânimos no local.

Pacientes que aguardavam atendimento e presenciaram a confusão acionaram o Jornal Midiamax via Fala Povo, o canal de WhatsApp. Assim, a reportagem esteve no local e conversou com alguns pacientes, que aguardavam atendimento desde a manhã.

Alguns relataram longas horas de espera por atendimento, gerando um clima de revolta, que escalou ao ponto de a Guarda Municipal acionar reforço para conter os ânimos no local. Já segundo a (Secretaria Municipal de Saúde), não havia nenhuma ficha com mais de quatro horas de espera.

Fila de espera

Tatiane Silva, estudante de 27 anos, chegou às 11h com o filho de 6 anos, para atendimento clínico geral, e contou que aguardava ainda 5 horas depois.

Thais Eduarda Escobar da Rocha, por exemplo, relatou que estava na UPA desde as 10h, precisando de um raio-X após cair da escada. “Até agora, nada. Seis horas aqui sentada”, disse ela.

Renata Charão da Silva, de 40 anos, contou que chegou à unidade às 10h15 e foi atendida às 15h50, apenas para que o médico olhasse o raio-X.

(Fala Povo, Midiamax)
(Fala Povo, Midiamax)
(Foto: Helder Carvalho, Midiamax)
(Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Regina Palmira Celestiano, dona de casa, lamentou a falta de um tratamento adequado para seu dedo esmagado na porta do carro. “Tem 15 dias que eu venho e volto só com medicamento e estou quase perdendo o dedo”, contou.

A angústia de uma avó também chamou atenção. Enir Soares, dona de casa, foi chamada na escola para buscar o neto, de 16 anos, que estava passando mal. Ela chegou à UPA há uma hora e encontrou o adolescente “deitado no chão, sofrendo e sem atendimento”.

Marcela, de 38 anos, auxiliar de serviços gerais, chegou às 10h, com tosse, dor no peito, dor nas costas e febre. À tarde, ela ainda aguardava atendimento para o quadro que se agravava. “Cheguei 10 da manhã, com muita tosse, dor no peito, nas costas, febre, e até agora estou esperando por atendimento com clínico”, lamentou.

Escala completa

Em nota, a Sesau afirmou que a está com a completa, com 10 profissionais atuando em diversas áreas. A pasta ainda enfatizou que, “conforme o controle da coordenadoria de urgência e emergência, não há nenhuma ficha com mais de quatro horas aguardando por atendimento”.

Nota na íntegra

“A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que atualmente a escala médica de plantão da UPA Leblon está completa, com 10 profissionais. Eles estão divididos nas diversas áreas da unidade, como demanda espontânea, observação e urgência, por exemplo. O número de médicos escalados para cada plantão varia de acordo com o histórico de atendimentos observado, onde é possível perceber um número mais de pacientes buscando por consultas na segunda e terça e, em algumas unidades, como é o caso do Leblon, também observa-se esse aumento na quarta-feira.

Sobre o tempo de espera, conforme o controle da coordenadoria de urgência e emergência, não há nenhuma ficha com mais de quatro horas aguardando por atendimento. “

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued