Encerrada a sua XIV edição, o próximo destino da maior feira de aves da América do Sul será o Paraguai. No próximo ano, o país que faz fronteira com Mato Grosso do Sul será sede da XV Feira de Aves da América do Sul (South American Bird Fair). O evento é o principal encontro de observadores de aves do continente, e ocorreu somente uma vez no Brasil, na V edição, realizada em Paraty (RJ), em 2015.
A edição deste ano ocorreu neste mês, entre os dias 13 e 16 de outubro, em La Paz, na Bolívia.
A candidatura paraguaia foi apresentada pelo especialista Oscar Rodríguez, que integra o Comitê Organizador. A proposta destacou que o país possui 720 espécies de aves, das quais 360 estariam em Assunção.
O Comitê Internacional da feira é composto por 13 especialistas, incluindo dois brasileiros: Martha Argel e Bruno Arantes Bueno.
Sobre a feira
A Feira de Aves da América do Sul é realizada anualmente em um país diferente e serve como espaço de intercâmbio para observadores de aves, com palestras, simpósios e workshops.
A programação do evento inclui saídas de campo (passarinhadas) diárias, além de viagens pré e pós-feira com duração de um a cinco dias.
Iniciada em 2011, o país que mais recebeu observadores sulamericanos foi a Argentina, em seis edições. Preside o comitê internacional o ornitólogo argentino Horacio Matarasso.
Em vídeo ele comenta a experiência do evento na Bolívia. “Este ano estou muito contente de estar aqui neste lugar, com tanta riqueza natural e cultural como é Bolívia e como é La Paz. Estou encantado de estar aqui, de viajar pelos seus lugares naturais. Estamos por todos os lugares, lugares incríveis como La Cumbre, Estrada da Morte, fomos a Titicaca. Bom, vimos muitos lugares e muitas espécies super interessantes. Então, obrigado, Bolívia, por nos receber”, destacou convidando os seguidores do perfil para a próxima edição no Paraguai.
Segundo o Clube de Observadores da Natureza, do Paraguai, a edição de 2026 terá o tema “Paraguai, uma cultura inspirada em sua natureza”, que reflete a identidade natural e cultural e busca reafirmar o compromisso do país com o turismo sustentável e a conservação.
O evento anual também reúne expositores de equipamentos, empresas de observação de aves, livros, galerias de arte e estandes de organizações governamentais. As conferências abordam temas como avanços científicos, anilhamento, fotografia de natureza, migração e apresentação de áreas naturais, abrangendo também outros temas além das aves, como plantas e mamíferos.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.