Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com chegada do frio, Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial
Jennifer Ribeiro -
Morador em situação de rua em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A Prefeitura de , por meio da SAS (Secretaria de e Cidadania) lançou, nesta quarta-feira (28), o projeto Inverno Acolhedor, que visa oferecer acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande durante as madrugadas geladas.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Nas noites em que os termômetros atingirem 12 °C ou menos, o Parque Ayrton Senna será ponto de acolhimento para abrigar a população que aceitar. Lá, será oferecido: espaço aquecido, alimentação, consultório de rua, acolhimento e atendimento humanizado, inclusive para pets. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial. Os atendimentos começam nesta quarta, e ocorrerão das 18h às 06h.

Caso a população presencie uma pessoa em situação de rua, a orientação é que acione as equipes da secretaria pelo número 156. Profissionais serão encaminhados até o endereço para oferecer acolhimento ao morador.

Atendimentos a pessoas em situação de rua

Conforme a SAS, desde as primeiras quedas de temperatura e chuvas intensas, registradas entre março e abril, os técnicos da secretaria têm monitorado os serviços de meteorologia para reforçar o estoque de cobertores e preparar as unidades de acolhimento, que neste período, chegam a registrar aumento de até 50% no número de acolhidos.

Com a chegada da primeira frente fria em , as equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) já intensificaram as abordagens e entrega de cobertores à população em situação de rua. Este trabalho de abordagem é realizado 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Neste período de frio, as abordagens são intensificadas, principalmente, na região central, viadutos, praças e espaços públicos, locais em que as pessoas em situação de rua costumam se abrigar.

Como ajudar?

A população pode contribuir com o trabalho do SEAS realizando denúncias pelos telefones (67) 99660-6539 e 99660-1469. Dessa forma, as equipes podem ir até o local e oferecer os serviços da rede de Assistência Social do município.

Nas unidades de acolhimento são oferecidas quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.

A Rede Municipal de Assistência Social também dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. A unidade oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal, e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O local também promove acesso à higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando o endereço institucional para utilização, como referência, do usuário.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas em MS

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Vítima alega não conhecer os envolvidos na briga

Polícia

Homem algemado e executado com 17 tiros e na fronteira com o Paraguai era brasileiro

Corpo foi encontrado na noite de quinta-feira na MS-164, em Ponta Porã

Cotidiano

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

A ação visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Sérgio Cruz - O dia na história

1849 – Paraguaios sequestram Senhorinha Barbosa

Soldados do presidente Carlos Lopez queriam destruir a fazenda de Gabriel Francisco Lopes