Pular para o conteúdo
Cotidiano

Patas que Acolhem: vítimas de violência serão ‘recepcionadas’ por cães em Fórum de Anastácio

Projeto visa oferecer apoio emocional durante depoimento
Idaicy Solano -
Projeto visa oferecer mais acolhimento a vítimas de violência (Divulgação, Fórum de Anastácio)

O Fórum de , em parceria com a Polícia Militar de , lançou o projeto ‘Patas que Acolhem’, que visa oferecer apoio emocional e acolhimento humanizado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes graves, como de vulnerável e maus-tratos. A ideia nasceu por meio do afeto compartilhado entre os cães criados dentro das dependências da comarca, e as vítimas de violência. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O juiz Beladelli explica que Aquidauana já contava com um canil onde cães adestrados atuavam junto a pessoas com deficiência. A partir dessa experiência, surgiu a ideia de expandir o uso dos animais para o ambiente forense, com foco no acolhimento de vítimas em situação de grande fragilidade emocional. O projeto pretende ampliar os atendimentos também para mulheres vítimas de .

“Conhecendo o trabalho dos policiais militares e o cuidado com os cães, vimos a possibilidade de trazer essa atuação para dentro do Judiciário, inicialmente com crianças e adolescentes que participam de depoimentos especiais”, afirma o magistrado. 

De acordo com o juiz, o projeto é inédito no . “Não há nenhuma outra comarca no Estado que tenha implantado esse tipo de atendimento. No Brasil, há poucos exemplos semelhantes, como no Paraná”.

Projeto na prática 

Conforme o juiz detalha, o depoimento especial é um momento delicado, no qual a criança ou adolescente precisa reviver os fatos para relatá-los a um profissional capacitado, em uma sala própria e sem a presença direta do juiz, promotor ou advogados. 

“O sofrimento é visível. Muitas choram, entram em crise, e é preciso interromper o depoimento para que se recomponham. É um processo necessário, mas extremamente doloroso”, relata o magistrado.

Dessa forma, o projeto “Patas que Acolhem” trouxe uma alternativa de acolhimento no início e ao final do procedimento. Se a criança informar que gosta de animais e desejar a proximidade com os cães naquele momento, ela é levada até uma sala preparada para o encontro com o cão. 

Esse momento auxilia na construção de confiança entre a vítima e o entrevistador. “A criança interage com o cão, sorri, se sente mais segura. O policial militar acompanha todo o tempo. Depois disso, ela segue para a sala do depoimento”.

Após concluir o depoimento, a criança será conduzida novamente à mesma sala, onde irá reencontrar o cão. A dinâmica já foi testada, e tem se mostrado essencial para aliviar o sofrimento causado pela rememoração do trauma, de acordo com o magistrado. 

 “Já no primeiro atendimento, com seis crianças, foi visível a diferença. Elas saíram menos tensas, mais tranquilas. Uma delas chegou a dizer que queria que o depoimento acabasse logo para brincar com o Bart, um dos cães. Isso é muito significativo”, ressalta.

Cuidados com os animais 

O bem-estar dos cães também é prioridade na iniciativa. Eles atuam em um ambiente climatizado, com tapetes, cortinas e espaço reservado para descanso. Durante o trabalho, têm pausas regulares para se alimentar, se hidratar e fazer as necessidades fisiológicas, sempre sob o cuidado dos policiais do canil. “Eles não são brinquedos nem ferramentas. São parceiros vivos, sensíveis, que merecem o mesmo respeito com que acolhem nossas vítimas”, destaca o juiz Beladelli.

Segundo ele, o ambiente foi pensado para ser confortável, acolhedor e respeitoso. “As crianças interagiram muito bem. Algumas sentaram no chão com o cão, outras deitaram nos tapetes. Apenas uma ficou mais tímida no começo, mas conseguiu se aproximar. Foi uma cena bonita de se ver, muito humana”, relatou.

A proposta é que, futuramente, a ação seja ampliada para atender também mulheres vítimas de violência doméstica, um grupo que, segundo o juiz, enfrenta profundo sofrimento ao ser ouvido no sistema de Justiça. “Queremos que o Fórum de Anastácio seja não apenas um espaço de Justiça, mas também de acolhimento e dignidade.”

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued