A Prefeitura de Campo Grande informou que, até o momento, não há confirmação do possível ataque hacker, que teria ‘derrubado’ os sites oficiais na manhã deste sábado (30). Conforme o comunicado, o sistema interno continua funcionando dentro da normalidade, e os dados estão seguros.
Ainda segundo a nota, a causa de os sites ficarem ‘fora do ar’ seria por instabilidade no acesso externo. Contudo, as equipes técnicas seguem tentando identificar o motivo para, assim, restabelecer o sistema.
O Jornal Midiamax recebeu, nesta manhã uma mensagem encaminhada pelo remetente ‘[email protected]’, alertando sobre um ataque hacker à Prefeitura. O e-mail dizia o seguinte:
“Olá, sou Azael,
Acabo de derrubar TODOS OS SISTEMAS da prefeitura de Campo Grande por meio de um ataque cibernético. Essa ação faz parte de uma campanha direcionada às maiores prefeituras do país”.
Em seguida, ele se denomina como o hacker ‘mais procurado do país’, e lista matérias, publicadas por portais nacionais, de outros ataques cibernéticos ocorridos pelo suposto ‘Azael’.
Confira a nota da Prefeitura na íntegra:
A Prefeitura informa que os sistemas internos seguem funcionando normalmente, inclusive no sistema envolvendo as unidades da saúde, e não há qualquer indício de comprometimento ou perda de dados.
O que ocorre é uma instabilidade no acesso externo, que impede a navegação no site institucional e em alguns serviços on-line. As equipes técnicas estão atuando no data center para identificar a causa e restabelecer o acesso o mais rápido possível.
Até o momento, não há confirmação de ataque hacker, e todos os mecanismos de proteção permanecem ativos.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.