Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura de Dourados alerta sobre tentativa de golpe com biometria em benefícios sociais

Para esclarecer dúvidas, a Semas disponibiliza o telefone (67) 98163-0665, das 7h às 13h
Da Redação -
Alerta foi emitido pela Prefeitura nesta sexta-feira. (Fotos: Arquivo Midiamax/FreePik)

A Prefeitura de emitiu, nesta sexta-feira (31), um alerta para os beneficiários dos programas sociais sobre falsas notícias que estão circulando na internet, afirmando que os beneficiários do precisam cadastrar a biometria no CRAS (Centro de Referência de ).

Segundo a secretária de Assistência Social do município, Shirley Zarpelon, em caso de dúvidas, é necessário procurar auxílio nos órgãos da Prefeitura. “Na verdade, o Ministério do Desenvolvimento Social não está exigindo esse procedimento para o recebimento do benefício”, explicou.

O coordenador do Cadastro Único (CadÚnico) e do Bolsa Família da Semas, Diego Rodrigues de Souza Batagliotti, esclareceu que um novo cadastro será lançado em março deste ano, com o objetivo de aprimorar a qualificação dos dados das famílias, a capacitação e as possibilidades de uso pela gestão. “O que acontecerá serão alterações técnicas, de forma gradual, que melhorarão o sistema de coleta de dados”, afirmou.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Os principais programas federais que utilizam o Cadastro Único, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizarão apenas ações pontuais de benefícios para o cumprimento das regras, visando evitar qualquer sobrecarga aos municípios durante o período de migração, que vai de janeiro a março.

Em março, entrará em operação o novo Cadastro Único, com uma nova plataforma e informações mais atualizadas e qualificadas, que simplificam o cadastro das famílias, tanto para a população quanto para os operadores do sistema. A plataforma permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

A modernização impactará diretamente os mais de 40 programas sociais federais que utilizam os dados do Cadastro Único para selecionar seus beneficiários, como o Programa Bolsa Família (PBF), o Pé-de-Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A grande inovação dessa iniciativa, de acordo com o governo, será benéfica para a população e para a segurança das informações, pois ajudará a evitar muitas fraudes cibernéticas. Para esclarecer dúvidas, a Semas disponibiliza o telefone (67) 98163-0665, das 7h às 13h.

(Por Marcus Moura com informações da assessoria)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Exportações tarifaço

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

titulo

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

Últimas Notícias

Brasil

Caso Ruy Ferraz Fontes: 7° suspeito de participar da morte de ex-delegado-geral é preso

'Chris Brown' é apontado como proprietário do imóvel utilizado como ponto de apoio para antes e depois do crime

Esportes

Camila Brait anuncia última Superliga, mas Luizomar quer convencê-la a seguir no Osasco

Durante coletiva de imprensa em Campo Grande, onde está para disputar a Supercopa, a atleta olímpica anunciou decisão que surpreendeu a todos, inclusive seu treinador, Luizomar de Moura

Cotidiano

Defesa Civil alerta para os riscos aos banhistas no período de vazante do Rio Paraguai

As autoridades alertam para a falsa sensação de segurança nas áreas rasas do rio

Brasil

No STF, Zanin vota para manter suspenso sistema de controle de bebidas

Sistema foi extinto em 2016