Servidores municipais de Campo Grande passarão a ter acesso a uma série de aplicativos, desenvolvidos pela prefeitura, com o intuito de facilitar a segurança dos campo-grandenses em três esferas: educação, saúde e mulheres.
Os aplicativos foram desenvolvidos para atuar de forma integrada e rápida, oferecendo ferramentas digitais que ajudam a identificar e responder a situações de ameaça contra quem cuida da população e também a mulheres que estão em risco, a fim de ofertar agilidade no acionamento da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e no monitoramento das ocorrências.
De autoria da Agetec (Agência de Tecnologia e Inovação), em parceria com outras secretarias municipais, o sistema reúne monitoramento em tempo real, botão de emergência e resposta imediata para proteger profissionais da Saúde, Educação e também as mulheres.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Proteja+CG
Chamada de Proteja+CG, a família de aplicativos é uma ferramenta que chega como resposta a um cenário preocupante, no qual 8 em cada 10 profissionais de saúde no Brasil dizem já ter sofrido algum tipo de agressão no trabalho, seja ela verbal, física ou até ameaça de morte. Além disso, cerca de 33% destes profissionais desenvolvem sintomas psicológicos como ansiedade e depressão após esses episódios.
Conforme a prefeita Adriane Lopes (PP), os novos aplicativos são uma ‘garantia’ de que, quando alguém precisar, a resposta seja “rápida, eficiente e com prioridade absoluta”. “Não vamos esperar que a violência bata à porta para agir. Estamos criando ferramentas e estratégias para proteger quem cuida da nossa cidade, seja na saúde, nas escolas ou em qualquer outro espaço”.
Como vai funcionar?
Ao ser acionado, o botão de emergência envia um alerta com geolocalização para a central da GCM, permitindo o envio imediato da equipe mais próxima para o atendimento.
O sistema é gerenciado pela Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), que, por meio do aplicativo Proteja+CG, acompanha todas as ocorrências em tempo real, garantindo o suporte às vítimas.
Os aplicativos estarão disponíveis para download nas lojas oficiais (Google Play e App Store), porém o acesso será restrito e controlado. A família Proteja+CG é composta por três aplicativos, cada um focado em um público específico:
- Proteja Mais Mulher – atendimento rápido a mulheres em situação de risco.
- Proteja Mais Saúde – proteção para profissionais da saúde contra ameaças ou agressões.
- Proteja Mais Educação – segurança para gestores e equipes escolares em emergências.
A plataforma também registra dados importantes, como horário, local e tempo de resposta, garantindo mais organização e eficiência no combate à violência. Para evitar usos indevidos e proteger a integridade do serviço, cada secretaria responsável realizará triagem e validação de acesso, incluindo confirmação de identidade e vínculo funcional, antes da liberação do uso.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***