Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura notifica 1.314 casos de dengue em Dourados e faz alerta para moradores

Prefeitura diz que foram notificados 1.202 casos de chikungunya
Marcos Morandi -
Prefeitura intensifica fiscalizações (Foto: Reprodução, prefeitura)

A Secretaria de Saúde e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de emitiram um alerta urgente à população, diante do aumento significativo de casos de (1.314) e chikungunya (1.202) no município. Segundo o município, as faixas etárias mais afetadas pela dengue estão entre 10 e 49 anos, totalizando 101 registros.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, referente à 40ª semana epidemiológica (de 28 de setembro a 4 de outubro), Dourados registrou 1.314 casos notificados de dengue, dos quais 159 foram confirmados, resultando em 2 óbitos e 34 internações.

A situação da chikungunya é ainda mais preocupante, com 1.202 casos notificados, 137 confirmados, 21 internações e 1 óbito. A Vigilância Epidemiológica destaca um crescimento expressivo em comparação com o mesmo período do ano passado.

“O que tem preocupado nossa equipe é que, no ano passado, tínhamos 30 casos nesse período e agora já são 137 registros de chikungunya”, ressalta Devanildo de Souza Santos, gerente da Vigilância Epidemiológica de Dourados.

No cenário estadual, o já acumula 13.438 casos prováveis de dengue, com 8.172 confirmados e 18 óbitos. Para chikungunya, são 13.552 casos prováveis, 7.430 confirmados e 16 óbitos registrados em dez municípios.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos, que concentra o maior número de hospitalizações pela doença.

Em Dourados, mais de 6 mil crianças e adolescentes receberam as doses, alcançando uma cobertura de 31,83%. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, e o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

O CCZ também intensificou a fiscalização de imóveis, notificando 5.714 e emitindo 1.128 multas por descumprimento da legislação municipal que obriga a limpeza de quintais e terrenos baldios. A população pode colaborar denunciando imóveis com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti pelo telefone ou WhatsApp (67) 2222-2074.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que, diante de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas ou náuseas, a recomendação é não se automedicar e procurar imediatamente uma unidade de saúde.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued